A Nissan promete para o ano que vem o lançamento na América do Sul de um veículo com tecnologia e-Power, aquela por meio da qual o veículo é impulsionado por um motor 100% elétrico alimentado por baterias cuja fonte de energia é um motor a combustão.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente de marketing, vendas e pós-venda da montadora para a América do Sul, Ricardo Flammini, durante a Nissan Innovation Week, realizada nesta terça-feira, 22, no Espaço Villa Lobos, em São Paulo. Na ocasião também foi revelada a chegada do novo sedã Sentra no Brasil no primeiro semestre de 2023 e a realização de uma etapa da Fórmula-E no País também no ano que vem.

Com o e-power, o proprietário do carro elétrico não tem preocupação com o carregamento da bateria em fonte de energia elétrica, pois esse processo inexiste. Ou seja, ele não depende de eletropostos para rodar. O gerador que alimenta o motor elétrico comporta cerca de 30 litros de combusível, permitindo uma autonomia da ordem de 500 quilômetros.

Sem revelar em qual país se dará inicialmente o lançamento e nem qual será o modelo, o executivo comentou apenas que “a chegada do e-Power, uma tecnologia patenteada da Nissan, na região é mais uma demonstração do compromisso da marca de oferecer aos clientes o melhor de seu portfólio e de que continuar impulsionando o caminho para a eletrificação”.

Também presente no evento, o vice-presidente regional sênior de P&D da Nissan América, Chris Reed, informou que no mês que vem ele irá para o Japão com Ricardo Abe, gerente sênior de engenharia de produto da empresa no Brasil, para discutir as peculiaridades do País e também da região.

No Brasil, por exemplo, o ideal seria um e-Power que pudesse utilizar o etanol, o que representaria emissão zero de carbono no ciclo entre produção e uso do biocombustível. Por enquanto, no entanto, nenhum executivo da Nissan infoma quando o e-Power efetivamente chegará aqui. De concreto, a empresa segue firme em seus estudos locais sobre a célula de combustível a etanol, de alta eficiência e alta tecnologia.

LEIA MAIS

Tecnologia híbrida e-Power da Nissan poderá equipar carros brasileiros

Nissan Leaf 2023 chega com visual renovado e mais equipado

Mundialmente, a tecnologia e-Power é utilizada no compacto Note no Japão, que está entre os dez mais vendidos naquele país, no Sentra, na China, e também no SUV Kicks produzido no México, que teve lançamento anunciado recentemente. A linha de eletrificados é complementada com os 100% elétricos Leaf e Ariya.


Foto: Divulgação/Nissan

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!