Embora a crise de componentes ainda persista, Anfavea enxerga atividades com menos sobressaltos nos próximos meses

Pela primeira vez, após 18 meses, não ocorreu registro de interrupções nas atividades das fábricas provocadas por falta de componentes, em especial semicondutores. Com isso, a produção de caminhões em agosto cresceu 35,4% para 17,2 mil unidades ante 12,7 mil anotadas em julho.
Na comparação com agosto do ano passado, quando a indústria produziu 14,9 mil caminhões, o resultado também se apresentou positivo em 15,1%.
De acordo com a Anfavea, apesar do significativo aumento no ritmo no chão das fábricas, ainda persiste a sombra do desabastecimento de peças e componentes.
“As atividades tendem, a partir de agora, a seguir com mais normalidade, mas as dificuldades não estão superadas”, avaliou Marco Saltini, vice-presidente da associação dos fabricantes, durante apresentação dos resultados do setor automotivo, na sexta-feira, 9.
Para o dirigente, as fábricas conseguiram operar sem paradas em agosto em virtude do esforço das equipes de logística, “ainda que tenha paradas momentâneas nas linhas à espera de um outro componentes”.
Com o volume parcial de agosto, a produção de caminhões nos oito primeiros meses do ano somou 101,7 mil unidades, ainda 2,6% menor em relação ao mesmo período do ano passado. “Nada que preocupe. Vale lembrar que os volumes de produção do começo do ano foram muito baixos.”
LEIA MAIS
→Mercado de caminhões em agosto registra o melhor mês do ano
→Com Euro VI, montadoras de caminhões seguirão com falta de chips
→Produção de pesados em cenários opostos
Texto também encaminhado ao presidente Lula foi emitido após BYD defender mudanças no cronograma das…
Foram eleitos parceiros do Brasil e Argentina em 13 categorias
Motoristas contemplados no programa já podem procurar concessionária para dar início à análise de crédito
Novas remessas atendem a aplicações críticas em apoio ambiental e ao transporte de valores
Circular AutoPeças vendeu mais de 8 mil componentes de reposição e recuperou 740 toneladas de…
Valores variam de R$ 127 mil a R$ 168 mil com opções de SUVs, sedã,…