SUV será apresentado em novembro com "escudo invisível de segurança"

Conceito do futuro XC90 apresentado no ano passado
Para reafirmar sua imagem de vanguarda em tecnologias de segurança constituída há mais de seis décadas, a Volvo apresentará em novembro o EX90, já nomeado pela própria marca de origem sueca o carro mais seguro que já sai d suas linhas.
Como uma versão elétrica do atual XC90, ainda que montado sobre plataforma própria, o modelo movido a eletricidade ainda não foi revelado, mas será o topo de linha da Volvo e principal vitrine das novidades tecnológicas que foram apresentadas mundialmente nesta quarta-feira, 21, por Jim Rowan, CEO da montadora pertencente à chinesa Geely desde 2010.
Jim Rowan
O futuro SUV antecipará o que o executivo chama de um escudo invisível de segurança e que estará em todos os modelos da marca no futuro. Na prática, um conjunto de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sistema LiDAR (Light Detection and Ranging) capaz de detectar pedestres a distâncias de até 250 metros e pequenos objetos a mais de 100 metros mesmo no escuro, como, por exemplo, um pneu caído na rodovia.
Rowan reafirmou que a empresa trabalha para que, um dia, nenhum ocupante de seus veículos morra em acidentes de trânsito ou mesmo que não haja mais colisões com eles. E o primeiro grande passo do que foi chamado de “nova era da segurança” é, segundo a empresa, o pacote de tecnologias que será inaugurado pelo EX90.
Além dos recursos voltados para o exterior, o novo SUV contará com sensores e câmeras para detectar, no olhar do motorista, o nível de concentração dele ao volante. Em caso de cansaço ou distração, o SUV o alertará por meio de sinais sonoros e, se necessário, agirá autonomamente, parando o veículo e até chamando o serviço de concierge da marca para algum tipo de auxílio.
LEIA MAIS
→ Volvo C40 elétrico chega ao Brasil por R$ 420 mil
“Nossa pesquisa mostra que, simplesmente observando para onde o motorista está olhando e com que frequência e por quanto tempo seus olhos estão fechados, podemos dizer muito sobre o estado dele”, disse Emma Tivesten, especialista técnica sênior do Volvo Cars Safety Center, ao explicar o que a montadora prefere chamar oficialmente de sistema de compreensão do motorista.
“O sistema de detecção permite que nossos carros identifiquem se a capacidade do motorista está prejudicada, talvez devido à sonolência, distração ou mesmo intoxicação, e ofereça assistência extra da maneira que melhor se adapte à situação”.
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista
Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética
Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto
Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência
Transporte público coletivo