Modelo baseado no Constellation 31.280 estará em teste na colheita de cana-de-açúcar com a Raízen
A Volkswagen Caminhões e Ônibus começa a percorrer trilha das soluções de direção autônoma. A fabricante de Resende (RJ) desenvolveu caminhão dotado de tecnologia que não exige interferência do condutor quando programado para acompanhar a colheitadeira nas linhas da lavoura de cana-de-açúcar.
O projeto é semelhante aos apresentados há alguns anos por concorrentes, como a Mercedes-Benz, a Volvo e a Scania. No caso da VWCO, o desenvolvimento tem como base o Constellation 31.280 8×4.
Em parceria com as empresas de customização BMB e a de tecnologia Raven, a engenharia da montadora formatou um modelo com pneus de alta flutuação, bitolas largas de 3 metros, sistema de georreferenciamento, além de inteligência eletrônica para controle de velocidade e identificação de obstáculos.
De acordo com a marca, o caminhão segue trajetória programada com margem de erro de 2,5 centímetros, precisão impossível de ser alcançada por motoristas. O caminhão ainda leva para as avaliações conjunto de câmeras que substitui os espelhos retrovisores convencionais para visão 360° e melhor visibilidade à noite.
“Temos pela frente uma curva de aprendizado. Em um próximo estágio, mais inteligência artificial promoverá capacidade de manobra”, conta Rodrigo Chaves, vice-presidente da engenharia da VWCO. “Por enquanto, o projeto pretende dispor de uma máquina que faça o papel do trator durante a safra e de caminhão na entressafra.”
O Constellation autônomo estará em teste em operações reais a serviço da empresa de energia Raízen, em campos de cana do interior de São Paulo. O veículo tem capacidade para 42 toneladas de peso bruto total (PBT) e traz no trem de força o motor MAN D08 de 280 cv associado a transmissão automatizada de 12 velocidades.
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Foto: VWCO/Divulgação
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