A Kia deu nesta quarta-feira, 5, mais um passo no caminho da eletrificação de sua linha de produtos no Brasil ao lançar oficialmente o Niro. É o terceiro híbrido da marca, que já vende o Stonic, no mercado desde o fim do ano passado, e o Sportage, lançado em julho.

O novo carro é oferecido em duas versões: a EX, por R$ 205 mil, e a SX Prestige, por R$ 240 mil. Ambas têm motor 1.6 litro a gasolina com injeção direta mais um motor elétrico que, combinados, desenvolvem 141 cavalos de potência,  Curiosamente, os preços quase que se sobrepõem aos do Sportage híbrido, veículo maior e vendido em duas versões de R$ 220 mil e R$ 255 mil.

Apesar dessa proximidade de valores, uma coisa é certa: pelo desenho arrojado, o Niro tende a chamar muito mais a atenção na rua do que seus irmão eletrificado. O SUV compacto se destaca pelo conjunto ótico dianteiro em LED  e pelas marcantes lanternas em formato bumerangue que avançam na coluna C, essa sim o principal atrativo estético externo, tanto que é pintada em cor distinta do restante da carroceria.

Segundo o Inmetro, o Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. A autonomia, considerando o tanque de combustível de 42 litros, é de 800 km, cerca de 30% maior do que a dos seus principais concorrentes, de acordo com a Kia.

A maior economia de comsutível é conseguida durante a partida e em baixa velocidade, quando somente o motor elétrico atua, e na aceleração e ou subidas, momentos em que o motor de combustão interna funciona concomitante ao motor elétrico.

Em velocidade cruzeiro, o motor a combustão e ou motor elétrico podem funcionar de forma combinada ou individual, de acordo com a condição de uso. Nas frenagens, o sistema regenerativo de quatro níveis recarrega as baterias do sistema elétrico.

O condutor pode ainda escolher entre os modos de condução econômica e esportiva. O câmbio é automático de seis velocidades.

O Niro tem 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.545 mm de altura, entre-eixo de 2.700 mm e porta-malas de 435 litros. As rodas são de liga leve aro 18”.

Internamente, destaque para o sistema de entretenimento com tela flutuante de 10,25” integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”.  Na versão topo, o SUV tem ainda carregamento de celulares por indução. Ar-condicionado digital automático é de série em ambas as versões, assim como computador de bordo com tela digital com indicador de fluxo de energia.

 

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A lista de dispositivos de segurança inclui airbags frontais duplos, laterais e de cortina, sensores de estacionamento e assistente de partida em rampa. O SUV tem ainda tecnologias de assistência à condução, como alertas de fadiga do condutor, de saída e centralização de faixa de rodagem, de farol alto e prevenção de colisão frontal.

A versão SX Prestige, porém, conta com bem mais. De série, são assistentes de saída em segurança, de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, de ponto cego e piloto automático adaptativo, dentre outros.

O Niro, cujo primeiro lote importado é de 140 unidades, é apenas o terceiro movimento da Kia rumo ao portfólio de produtos totalmente eletrificado. Inicialmente, a marca importou um lote de 140 unidades. “Logo virão os elétricos puros”, alerta José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, sem especificar quais modelos e quando eles chegarão ao mercado brasileiro.


Foto: Divulgação

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