Mercado

Mercado de veículos leves tem novo recuo em outubro

Média diária de venda teve queda na faixa de 2%. Fiat segue firme na liderança, com 21,9% de participação.

O mercado de veículos leves seguiu derrapando em outubro. Dados preliminares fornecidos por uma fonte do varejo indicam 169,2 mil emplacamentos, o que indica queda próxima de 7% em relação aos números de setembro, que foram na faixa de 181 mil. Em agosto, o melhor mês de 2022, as vendas superaram 194 mil automóveis e comerciais leves.

Segundo relatório de análise setorial divulgado nesta terça-feira, 1, pela Bright Consulting, houve queda inclusive na média diária de vendas – foram 20 dias úteis em outubro contra 21 em setembro. Segundo a consultoria, os números de emplacamentos foram de, respectivamente, 8,4 mil e 8,6 mil unidades, ou seja, retração próxima de 2%.

No acumulado dos dez meses do ano, o mercado atingiu 1,57 milhão de licenciamentos de automóveis e comerciais leves, recuo de 3% sobre o mesmo período do ano passado (1,63 milhão).

O último trimestre deste ano tende a ser melhor do que os meses outubro a dezembro de 2021 porque o problema de desabastecimento de componentes, principalmente de semicondutores, estava bem mais grave há um ano. A média diária em outubro do ano passado, por exemplo, foi de 7,5 mil unidades.

Por causa do feriado de Finados, a Fenabrave só deve divulgar os números oficiais de vendas na próxima quinta-feira, 3. A Anfavea vai revelar os números todais do setor, incluindo produção e exportações, apenas na terça-feira da próxima semana, 8.

A Fiat segue firme na liderança do mercado automotivo brasileiro. Com 37,4 mil emplacamentos em outubro, equivalentes a 22,1% de participação, acumulou venda de 343,5 mil unidades em 2022, fatia de 21,9%. A Chevrolet aparece em segundo no mês e também no ano, com total de 231,8 mil licenciamentos nos dez meses e participação de 14,8% em 2022.

Na sequência do ranking das dez marcas mais vendidas ao longo de janeiro a outubro (veja gráfico abaixo) vêm Volkswagen, Hyundai, Toyota, Jeep, Renault, Honda, Nissan e Peugeot.

Emplacamento Acumulado: 2022
Marca Volume Share
FIAT 343,528 21.9%
CHEVROLET 231,873 14.8%
VOLKSWAGEN 208,037 13.2%
HYUNDAI 155,159 9.9%
TOYOTA 153,100 9.7%
JEEP 110,456 7.0%
RENAULT 101,462 6.5%
HONDA 45,229 2.9%
NISSAN 44,663 2.8%
PEUGEOT 34,606 2.2%

De acordo com a Bright Consultirg, a participação de vendas diretas voltou a cumprir papel importante para o bom resultado de outubro: “Se até a primeira quinzena as vendas diretas correspondiam a 45% do total, no fim do mês esse número saltou para 51%, mantendo participação acima dos 50% verificada também em agosto e setembro. Nossa previsão para o mercado de leves no ano segue sem alteração, com projeção de 1,97 milhão de emplacamentos”.


 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Trabalhadores rejeitam proposta da Renault em assembleia

Em dez dias, perda de produção ultrapassa 6,1 mil veículos. Montadora divulga principais itens da…

% dias atrás

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Foram 81.395 emplacamentos na primeira quinzena, um recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo…

% dias atrás

Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100

Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina…

% dias atrás

MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

Em evento na AEA, Margarete Gandini, do MDIC, comemora a alta receptividade ao novo programa…

% dias atrás

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Ciro Possobom informa que a decisão, eventualmente necessária devido às chuvas no Sul, será tomada…

% dias atrás