Após sete meses seguidos com produção acima de 200 mil unidades, as montadoras vão superar nesta semana, exatamente na sexta-feira, 9, o total fabricado ao longo de 2021, que foi de 2.248.000 unidades. A informação foi divulgada pelo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, que comemorou os números deste ano apesar das dificuldades com desabastecimento de peças e de um mercado interno ainda inferior ao do ano passado.

Entre veículos leves e pesados, foram produzidas 215,8 mil unidades unidades em novembro, 4,7% a mais que no mês anterior (206 mil) e 4,9% acima do volume do mesmo mês de 2021 (205,7 mil). No acumulado dos 11 meses, saíram das linhas de montagem total de 2.178.202 veículos, o que representa alta de 6,9% sobre idêntico período do ano passado (2.037.328 milhões).

O presidente da Anfavea lembrou que o setor continua enfrentando dificuldades quanto ao abastecimento de peças, principalmente semicondutores, mas disse que a situação é bem menos grave do que a do ano passado e a do primeiro semestre deste ano. Com relação a programação para este mês de dezembro, ele já adiantou que o volume deverá fica aquém do registrado no mesmo mês de 2021, quando saíram das linhas de montagem perto de 211 mil unidades.

“No final de 2021, não houve férias coletivas, porque o mecanismo foi utilizado pelas montadoras em períodos que a produção teve de ser paralisada pela falta de chips. Este ano será diferente e, além disso, tem os jogos da Copa do Mundo que também afetam nossas linhas de montagem”.

LEIA MAIS

Governo elabora MP para incentivar produção local de chips

Questionado sobre a prometida medida provisória que incentivaria a produção de semicondutores no País, o presidente da Anfavea lamentou a demora de sua publicação, mas não descartou que ela ocorra ainda neste governo. “Ainda acreditamos que a MP sai neste mês de dezembro”, comentou.


Foto: Divulgação/GM

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!