As entregas de implementos rodoviários ao setor de transporte de carga no ano passado somaram 154,7 mil unidades, volume 4,87% inferior ao apurado em 2021, de 162,6 mil.

Em balanço apresentado na segunda-feira, 9, no entanto, a Anfir, associação que representa os fabricantes do segmento, avalia que o resultado estabelece a recuperação dos negócios.

“Pelo segundo ano consecutivo o setor se posicionou em patamar acima de 150 mil unidades, o que indica consolidação da atividade”, resume em nota José Carlos Spricigo, presidente da Anfir. “A diferença de menos de 5% de um ano para o outro é pequena demais para se considerar como queda.”

De acordo com os dados, o desempenho representou o segundo melhor resultado dos últimos cincos, logo atrás de 2021. O dirigente da Anfir aponta que a retração é amparada em mudança de perfil de compra do transportador, ao optar pelos semirreboques de quatro eixos em substituição a bitrens, bem como pelo efeito da Fenatran 2022.

“O menor número de produtos vendidos não significou necessariamente queda nos negócios”, defende o presidente da associação. “As entregas das vendas na Fenatran começam na feira e seguem pelo ano seguinte. Isso altera positivamente o resultado de desempenho”.

A Anfir lembra que as 50 fabricantes presentes na Fenatran 2022 contabilizaram em torno de R$ 3,5 bilhões em negócio que serão efetivados nos próximos meses.

Por categoria de produto, do total vendido no ano passado, 83,1 mil unidades foram de reboques e semirreboques, que de 8% em relação a 2021, quando acumulou 90,3 mil veículos. Já as entregas de carrocerias sobre chassi somaram 71,6 mil produtos, estável na comparação com o ano anterior, com leve baixa de 1%.

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Foto: Librelato/Divulgação

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