Indústria

O tímido adeus ao calhambeque da Anfavea

O carro símbolo da entidade mudou pouco. Transformação maior foi na escrita.

A ideia de mudar o tradicional logotipo da entidade surgiu na gestão passada da Anfavea, sob o comando de Luiz Carlos Moraes. Em meados de 2021, foram contratadas agências de publicidade a até aberto um concurso para estudantes de design apresentarem suas propostas.

O desafio era ter algo mais moderno que o calhambeque criado há mais de seis décadas, que teve uma única reestilização até então, sem haver, contudo, uma ruptura com o símbolo da entidade que representa as montadoras instaladas no País desde 1956.

 

Na primeira sexta-feira deste ano, dia 6, o novo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, aproveitou a coletiva de divulgação do balanço da indústria em 2022 para mostrar o novo logotipo, criado pela Make Id, uma das seis agências que participaram do processo.

Saíram as quatro linhas que deram vida ao tradicional calhambeque, reconhecidamente marcado por uma imagem “amigavel e doce”, conforme palavras de um dirigente da entidade por ocasião do anúncio da intenção de criar um novo logo, mas sem descaracterizar os traços do veículo que seguirá representando a associação. A transformação mais marcante foi na escrita da palavra Anfavea que ganhou letras mais arredondadas.

Criado em 1961, o logotipo que agora está sendo substituído só havia passado por uma alteração em 1991, época em que o setor se preparava para a transformação que viria naquela década com a abertura do mercado brasileiro. Rejuvenesceu um pouco, porém preservou a imagem do calhambeque inicial, como também aconteceu agora.


Fotos: Divulgação/Anfavea

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás