Esqueçam o estilo “nave espacial” de pensem em um carro com perfil esportivo. Pois é por essa transformação que passou o Prius, primeiro, mais longevo e mais vendido híbrido da Toyota. A quinta geração chegou às revendas da marca no Japão esta semana com desenho que deve agradar muito mais clientes. A importação para o Brasil deve começar ainda este ano.

Lançado já no distante ano de 1997, o Prius quer seguir ostentando o título de veículo eletrificado mais vendido do mundo. Para isso, a Toyota, além de um desenho mais integrado ao senso comum, incorporou no modelo, fabricado sobre a conhecida plataforma TNGA — base do Corolaa, por exemplo —, várias novidades tecnológicas.

O modelo já é oferecido com híbrido convencional (HEV) e uma inédita plug-in estará à disposição já partir de março.

Para o mercado japonês, a montadora oferece, a depender da versão, um conjunto de força que aglutina motor a combustão de gasolina de 2 litros ou 1.8 litro associados a outro elétrico de 160 cv.

As baterias, posicionadas sob o banco traseiro,  são de íons de lítio de 13,6 kWh e, segundo a fabricante, garantem 50% a mais de autonomia no modelo integralmente elétrico, agora de 95 km. A autonomia combinada é estimada pela Toyota em 1.250 km, também com energia gerada por painel fotovoltaico no teto.

No interior, o painel segue a tendência vista na maioria dos carros elétricos mundo afora: limpo, sem muitos detalhes e que destaca  mesmo o quadro de instrumento e a tela do multimídia de 12,3 polegadas.

Dentre outros recursos de segurança, o híbrido conta com controle decruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, sistema de permanência em faixa de rolagem e é capaz de estacionar somente com comando emitido pelo motorista, mesmo fora do volante, a partir da chave.

LEIA MAIS

→ Com Corolla híbrido flex, Toyota promove o etanol na Índia


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!