Plano de cinco anos em andamento coloca no horizonte aumento de 280% no faturamento em 2025

A Dana tem plano ambicioso de impulsionar presença no mercado de reposição. Chamado de 2x+2x, a estratégia coloca como meta quadruplicar o faturamento da empresa no mercado de reposição na América do Sul até 2025.
A companhia considera como base 2019, ano no qual reconsolida atuação no after market, reiniciada em 2017, após um hiato de 12 anos fora, período em a Affinia esteve à frente da distribuição de peças da Dana.
De acordo com a empresa, parte do objetivo já foi efetivado ao registrar crescimento de 78% entre 2019 e 2022, elevando a receita para US$ 851,9 milhões na América do Sul, com participação do Brasil perto de 80%. “O foco é ganhar participação onde temos expertise”, resume Marcelo Rosa, diretor de After Market para a América do Sul, durante apresentação na Automec 2023, até 29 de abril, no São Paulo.
A Dana está presente no mercado de reposição que quatro unidades de negócios. A maior parte, 78%, está no segmento de pesados, 6% em veículos leves, 6% em peças para motores e 10% no chamado fora de estrada, que concentra máquinas. Por segmentos, o mercado brasileiro é atendido pelas marcas Spicer, Albarus e Victor Reinz, Thompson, na Argentina, e Transejes, na Colômbia.
Em apoio o crescimento, a Dana parte de carteira com aproximadamente 230 grupos de compra, 600 pontos de venda, 35 produtos e por volta de 10 mil parts numbers. Mais de 80% das vendas são para mercado independente e o restante via rede de concessionárias.
Segundo Rosa, a estratégia se sustenta em lançamentos de produtos e programas de relacionamentos, em especial de capacitação. “São inciativas para gerar demanda em um trabalho corpo a corpo, como o Dana Training Academy, unidades móveis de treinamento e reforço no e-commerce.
Foto: Dana/Divulgação
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo