Mercado

Venda de veículos comerciais em recuperação na Europa

Primeiro trimestre fecha com crescimento perto de 11%

Mercado de veículos comerciais na Europa segue em trajetória de recuperação. Apesar da base de comparação baixa, provocada pela escassez de componentes e consequente crise de oferta de produtos, o primeiro trimestre na região fechou em alta de 10,9%, com 566,9 mil unidades ante 510,9 mil registrada há um ano.

De acordo com balanço da Acea, associação das fabricantes de veículos na região, no qual inclui os mercados da União Europeia, Reino Unido e países do bloco da associação comercial de livre comércio, EFTA, o amplo domínio do segmento de até 3,5 toneladas, com 80,5% de participação no total das vendas, impulsionou a expansão no trimestre.

Nos três primeiros meses, o mercado absorveu 456,2 mil vans e furgões, volume 9,2% superior ao ano anotado um ano antes. No segmento, o transportador europeu ainda prefere os modelos a diesel, que participaram com 85,7% das vendas no período, enquanto versões 100% elétrica responderam por fatia de 6,6%, crescimento de 2,1% na mesma base de comparação.

No segmento de caminhões acima de 3,5 toneladas, as vendas do trimestre somaram pouco mais de 102 mil unidades, acumulado que representou alta de 19,4%. Do volume total, 87,1 mil foram de pesados acima de 16 toneladas, evolução de 19,1%, e 14,8 mil de modelos da faixa de 3,5 a 16 toneladas, expansão de 25,1%.

Por fim, os emplacamentos de ônibus aumentaram 10% com 8,6 mil unidades vendidas nos três primeiros meses. No segmento a Acea destaca o crescimento de participação dos modelos elétricos. Se primeiro trimestre do ano passado fechou com 14,1% das vendas, no último registrou 16,8%, com 1,45 mil ônibus, volume perto de 31% maior.

LEIA MAIS

→Mercado de veículos comerciais na Europa encolhe 15% em 2022


Foto: Acea/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Toyota nomeia Maurilio Pacheco para diretor comercial

Montadora promove outras três alterações em sua estrutura diretiva

% dias atrás

2026: ano de eleições, da Copa…. e dos híbridos nacionais, com etanol.

Apesar de preverem mercado estável, executivos confirmam lançamentos com novas tecnologias

% dias atrás

Número de veículos financiados é o maior em 11 anos

Foram mais de 6,6 milhões de transações entre automóveis, comerciais leves e pesados e motos

% dias atrás

Consórcio de veículos movimenta R$ 200 bilhões no ano

Único segmento com queda na venda de novas cotas foi o de pesados, justamente o…

% dias atrás

Cintos de segurança: primordiais para evitar mortes em estradas

Multas ainda são volumosas pela falta de uso; Ford, Renault e VW sinalizam os lançamentos…

% dias atrás

Volkswagen encerra a produção da fábrica de Dresden

Pela primeira vez, nos 88 anos de sua história, fabricante fecha uma unidade fabril na…

% dias atrás