Mercado de veículos comerciais na Europa segue em trajetória de recuperação. Apesar da base de comparação baixa, provocada pela escassez de componentes e consequente crise de oferta de produtos, o primeiro trimestre na região fechou em alta de 10,9%, com 566,9 mil unidades ante 510,9 mil registrada há um ano.

De acordo com balanço da Acea, associação das fabricantes de veículos na região, no qual inclui os mercados da União Europeia, Reino Unido e países do bloco da associação comercial de livre comércio, EFTA, o amplo domínio do segmento de até 3,5 toneladas, com 80,5% de participação no total das vendas, impulsionou a expansão no trimestre.

Nos três primeiros meses, o mercado absorveu 456,2 mil vans e furgões, volume 9,2% superior ao ano anotado um ano antes. No segmento, o transportador europeu ainda prefere os modelos a diesel, que participaram com 85,7% das vendas no período, enquanto versões 100% elétrica responderam por fatia de 6,6%, crescimento de 2,1% na mesma base de comparação.

No segmento de caminhões acima de 3,5 toneladas, as vendas do trimestre somaram pouco mais de 102 mil unidades, acumulado que representou alta de 19,4%. Do volume total, 87,1 mil foram de pesados acima de 16 toneladas, evolução de 19,1%, e 14,8 mil de modelos da faixa de 3,5 a 16 toneladas, expansão de 25,1%.

Por fim, os emplacamentos de ônibus aumentaram 10% com 8,6 mil unidades vendidas nos três primeiros meses. No segmento a Acea destaca o crescimento de participação dos modelos elétricos. Se primeiro trimestre do ano passado fechou com 14,1% das vendas, no último registrou 16,8%, com 1,45 mil ônibus, volume perto de 31% maior.

LEIA MAIS

→Mercado de veículos comerciais na Europa encolhe 15% em 2022


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!