Indústria

Mercado de pesados em lenta migração para os veículos Euro 6

Apenas 10% dos caminhões e ônibus negociados no primeiro quadrimestre foram produzidos neste ano

A mudança de fase do Pronconve do P7 para o P8, equivalente ao Euro 6, provocou acentuado desiquilíbrio entre as linhas de montagem e o mercado. Sem a demanda satisfatória e a obrigatoriedade de produzir somente veículos adequados à nova legislação, aumenta o desafio de ajuste na produção.

De acordo com levantamento da Anfavea, de todo volume de veículos pesados emplacados em 2023, de 44 mil unidades, somente 10,2% foram produzidos neste ano. Por segmento, de 36,4 mil caminhões negociados, apenas 4,3 mil foram de Euro 6, ou seja 11,8%. Em chassi para ônibus, o cenário é ainda mais dramático, de 7,6 mil unidades só 112 representaram produtos da nova fase.

“Considerando as ocasiões anteriores de mudança de legislação ambiental, o índice de participação dos novos produtos no mercado já deveria estar em torno de 40%”, observou Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, durante apresentação do balanço do setor automotivo na segunda-feira, 8. “O mercado ainda demora para reagir e se intensifica o movimento de adequação da produção.”

No último mês, nove montadoras anunciaram alguma medida para reduzir o ritmo de montagem, boa parte delas do segmento de pesados, casos da Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Iveco.

Os números não deixam dúvidas dos impactos no chão de fábrica. Em abril, os 7,2 mil caminhões produzidos representaram quedas de 41,1% em relação a março (12,3 mil unidades) e de 28% na comparação com o mesmo mês do ano passado (10 mil). No primeiro quadrimestre, a produção de caminhões Euro 6 alcançou 31,7 mil unidades, volume 28,6% inferior ao anotado um ano antes.

No segmento de ônibus, as fabricantes montaram no mês passado 1,6 mil chassis, 16,9% a menos em relação a março (1,9 mil unidades) e estável no confronto com abril de 2022, com leve alta de 0,2%. No acumulado dos primeiros quatro meses, o recuo chegou a 23%, de 7,3 mil para 5,6 mil unidades.

LEIA MAIS

→Produção de pesados em estado de atenção

→Produção de pesados em ritmo de ajustes


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Trabalhadores rejeitam proposta da Renault em assembleia

Em dez dias, perda de produção ultrapassa 6,1 mil veículos. Montadora divulga principais itens da…

% dias atrás

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Foram 81.395 emplacamentos na primeira quinzena, um recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo…

% dias atrás

Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100

Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina…

% dias atrás

MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

Em evento na AEA, Margarete Gandini, do MDIC, comemora a alta receptividade ao novo programa…

% dias atrás

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Ciro Possobom informa que a decisão, eventualmente necessária devido às chuvas no Sul, será tomada…

% dias atrás