Programação de produção de caminhões e ônibus entrou em ritmo de crescimento gradual com a entrada em vigor da fase 8 do Proconve, equivalente ao Euro 6. Após ajustes em linhas e férias coletivas adiadas de dezembro para janeiro, fevereiro foi o primeiro mês cheio de produção com produtos adequados à nova safra do programa.

No segmento de caminhões, a produção no mês passado somou 8,1 mil unidades, o dobro da registrada em janeiro, mas 28,7% inferior a anotada em fevereiro do ano passado, ocasião na qual somou 11,3 mil modelos produzidos.

Com o volume parcial do segundo mês, a produção de caminhões fecha o primeiro bimestre em queda de 41,6%, com 12,1 mil unidades ante 20,8 mil registradas um ano antes.

De acordo com Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, os dois primeiros meses mostraram um comportamento natural, já esperado de redução nos volumes, como ocorreu nas mudanças anteriores de legislação.

“As montadoras não podem mais produzir os veículos da geração anterior, mas a rede pode vender até 31 de março, apesar do pouco estoque que se pode fazer no fim do ano passado”, lembrou o dirigente durante apresentação do balanço do setor automotivo, na segunda-feira, 6. “A partir de agora é que os veículos Euro 6 começarão a aparecer nos números do mercado.”

Segundo Bonini, a produção de chassi para ônibus segue a mesma lógica. No caso, as fabricantes montaram em fevereiro 1,2 mil unidades, alta de 63% na comparação com janeiro (782 chassis), e queda de 34,8% em relação ao mesmo mês de 2022.

No acumulado dos dois meses, saíram das linhas pouco mais de 2 mil unidades, volume 37,3% menor ao registrado há um ano, de 3,2 mil.

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Foto: Volvo/Divulgação

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