Levantamento para o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos encabeçado pela Abla, associação que representa as locadoras, mostra que os eletrificados estão cada vez mais na pauta de compras das empresas. Somente no ano passado, as locadoras absorveram 3,3 mil veículos elétricos e híbridos, volume 88,9% maior em relação ao adquirido no ano anterior, de 1,7 mil unidades.

Se confrontado com os números de emplacamentos consolidados pela Anfavea, de 50 mil veículos elétricos e híbridos, as compras das locadoras em 2022 representaram 6,6% do mercado.

Pelas estatísticas da Abla, de 2018 a 2022, as empresas de locação compraram mais de 5,6 mil veículos eletrificados, saltando de 43 unidades para as 3,3 mil do ano passado. “É visível o desejo de um crescente número de pessoas por sustentabilidade, especialmente as mais jovens, e isso se aplica também à mobilidade urbana”, avalia em nota Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da Abla.

De acordo com o levantamento, o Sudeste concentra a maior parte da frota eletrificada, com 3,9 mil unidades licenciadas por locadoras, com Minas Gerais na liderança (2,1 mil veículos), seguido por São Paulo (1,3 mil).

A região Sul vem em seguida, com 1,5 mil veículos híbridos e elétricos em nome de locadoras, e quase tudo, 97%, no Paraná. No Nordeste já há 92 veículos eletrificados na frota de locadoras. No Centro-Oeste, as locadoras têm atualmente 72 veículos, dos quais 42 com placas do Distrito Federal. Por fim, a região Norte chegou a 29 unidades.

LEIA MAIS

→Dos emplacamentos de março, 28% foram de locadoras

→Locadoras esperam por melhor ambiente econômico para novo crescimento em 2023


Foto: Unidas/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!