Mercado

Apesar dos descontos, número de emplacamentos caiu

Na quinzena, queda é de 24%. Anfavea diz que reflexo nos emplacamentos deve ocorrer na semana que vem.

O programa de descontos para automóveis até R$ 120 mil efetivado por medida provisória no dia 6 de junho, véspera do feriado de Corpus Christy, ainda não se refletiu nos emplacamentos do mercado brasileiro. Dados preliminares indicam venda de 58.213 unidades na primeira quinzena de junho, ante as 76.774 do mesmo período de maio, queda de 24%.

Com relação aos primeiros 15 dias do mesmo mês de 2022 (69.852), o decréscimo é próximo de 17%. A média diária de vendas, que foi de 5.821 na primeira quinzena do mês passado, registra idênticos índices de retração. Segundo fontes do mercado, por causa do feriado de Corpus Chrysty as compras com desconto só começaram a ser encaminhadas na última segunda-feira, 12.

E como lembrou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, no seminário de eletrificação realizado em Brasília esta semana, entre o ato da compra e o emplacamento são necessários alguns dias, ou seja, o movimento favorável deste início de mês só deve refletir nos números de licenciamento a partir da semana que vem.

Outro dado a ser considerado, conforme análise da Bright Consulting, é que o mês de junho começou extremamente devagar por causa do atraso na publicação da medida provisória MP 1.175. “As vendas da primeira quinzena refletem essa insegurança, mas deverão acelerar a partir de agora”, com Paulo Cardamone, CEO da consultoria.

Também importante destacar, segundo o executivo, que houve um período de cancelamento de notas fiscais de veículos vendidos com as condições anteriores à MP e que agora estão sendo refaturados com os valores reduzidos, ou seja, o emplacamento ainda está por vir.

LEIA MAIS

→Fiat amplia lista dos modelos com desconto do governo

Governo descarta ampliar programa de descontos para veículos

A Fiat segue firme na liderança, mas teve participação reduzida de 22% para 18,8%. Na sequência vêm General Motors, com fatia de 16,1%, e Volkswagen, com 15,4% (veja abaixo as dez marcas mais vendidas no País)

Emplacamento Acumulado: Jun/2023
Marca Volume Share
FIAT 10.932 18,8%
CHEVROLET 9.396 16,1%
VOLKSWAGEN 9.047 15,5%
TOYOTA 7.443 12,8%
HYUNDAI 3.613 6,2%
HONDA 2.998 5,2%
JEEP 2.944 5,1%
NISSAN 2.527 4,3%
RENAULT 1.859 3,2%
CHERY 1.186 2,0%

Foto: Divulvgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Trabalhadores rejeitam proposta da Renault em assembleia

Em dez dias, perda de produção ultrapassa 6,1 mil veículos. Montadora principais itens da sua…

% dias atrás

Com as chuvas no Sul, mercado automotivo retrai em maio

Foram 81.395 emplacamentos na primeira quinzena, um recuo de 18% frente aos 96.206 do mesmo…

% dias atrás

Volvo coloca na prateleira de ofertas caminhões FH movidos a B100

Para atuar, no entanto, engenharia da fabricante precisa avaliar a operação a que se destina…

% dias atrás

MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

Em evento na AEA, Margarete Gandini, do MDIC, comemora a alta receptividade ao novo programa…

% dias atrás

VW ainda tenta evitar a concessão de férias coletivas semana que vem

Ciro Possobom informa que a decisão, eventualmente necessária devido às chuvas no Sul, será tomada…

% dias atrás