Produto

Volvo aumenta autonomia dos elétricos FL e FE

Introdução de baterias com 42% a mais de capacidade, caminhões passam a ter alcance de 450 km

A Volvo atualiza a linha de caminhões médios elétricos FL e FE ao incorporar na oferta baterias mais potentes, com 42% a mais de capacidade de armazenamento de energia. Com isso, a fabricante amplia escopo de aplicações no transporte de carga, que agora pode contar com autonomia para até 450 km.

A marca reforça que com o aprimoramento, os caminhões se tornam capazes de atuar na maior parte das rotas e serviços em áreas urbanas, o que incluem tarefas que exigem equipamentos elétricos, como a coleta de resíduos e a movimentações de materiais em canteiros de obras.

Com as novas baterias, a Volvo passa a oferecer o FL Electric com conjuntos de três ou seis baterias que geram 280 kWh ou 565 kWh, enquanto o FE Electric com 3 ou 4 baterias e potências de 280 kWh e 375 kWh que, no caso garante autonomia de até 275 km.

Mais capacidade energética, menos necessidade de baterias

“Com um alcance de até 450 km, nossos caminhões elétricos estão prontos para substituir toda a frota de caminhões urbanos a diesel de nossos clientes”, garante em nota Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Volvo Trucks.

A fabricante aponta ainda que ao oferecer mais capacidade energética, menos baterias são necessárias. Caso o contorno da aplicação seja rotas curtas, o transportador ganha com aumento da carga útil de até 500 kg para cada bateria não incorporada ao veículo.

Segundo cálculo da Volvo, ao substituir um caminhão a diesel Volvo FL ou Volvo FE por versão elétrica em uma rota típica, deixam de ser despejadas na atmosfera em torno de 30 toneladas de CO2 a cada ano.

LEIA MAIS

→Volvo inicia testes com o FM Electric no País


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás