Entre as iniciativas, um trabalho conjunto com outras empresas para desenvolver semicondutores próprios

Após enfrentar sérios problemas com desabastecimento de componentes eletrónicos ao longo de 2021 e 2022, a indústria automotiva mundial busca caminhos para evitar maiores problemas no futuro, principalmente a partir da oferta maior de veículos eletrificados, incluindo os 100% elétricos.
Nesta terça-feira, 18, a Stellantis revelou que está implementando uma estratégia multifacetada para gerenciar e garantir o fornecimento de microchips vitais a longo prazo: “Desenvolvida por uma equipe multifuncional, a estratégia foi criada por meio de uma avaliação rigorosa dos desejos dos clientes por recursos avançados de tecnologia e foco preciso na entrega dos objetivos estabelecidos no plano Stellantis Dare Forward 2030”.
Parte da estratégia envolve a compra direta de peças de função crítica em fabricantes de chips, “incluindo uma securitização de longo prazo do fornecimento de chips”, e o desenvolvimento futuro de seus próprios semicondutores.
Os demais itens são:
“Uma estratégia eficaz de semicondutores requer uma compreensão profunda dos semicondutores e da indústria de semicondutores”, comenta Maxime Picat, Chief Purchasing and Supply Chain Officer da Stellantis. “Temos centenas de semicondutores muito diferentes em nossos veículos e, por isso, construímos um ecossistema abrangente para mitigar o risco de que um chip ausente possa parar nossas linhas”.
Nesse contexto preventivo, a empresa também começou a se envolver com parceiros estratégicos de semicondutores, como Infineon, NXP Semiconductors e Qualcomm, além de estar trabalhando com a AiMotive e a SiliconAuto para desenvolver seus próprios semicondutores diferenciadores no futuro.
Até o momento, a Stellantis garantiu o fornecimento de semicondutores críticos com um valor de compra de mais de € 10 bilhões até 2030.
Os acordos de fornecimento cobrem vários microchips vitais, incluindo MOSFETS de carboneto de silício (SiC), que são fundamentais para a família de EVs, unidade de microcontrolador (MCU), uma parte fundamental das zonas de computação para a arquitetura elétrica STLA Brain, e System-on-a-chip (SoC), onde o desempenho é fundamental para as unidades de computação de alto desempenho (HPC) que fornecem as funções de infoentretenimento e assistência de direção autônoma no veículo.
Foto: Pixabay
Transporte público coletivo
Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,
Cortes atingirão especialmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento
Entidade representa 118 mil oficinas espalhadas pelo Brasil
Ação contempla os modelos NX 450h+Plug In, NX 350h F-Sport e NX 350h Luxur
Será a versão 4x4 do SUV T2, que chega ao País primeiro na configuração 4x2,…