Mercado

Com evolução de 10,7%, mercado global de veículos caminha para patamar pré-pandemia

Todos os principais mercados consumidores registraram avanço no primeiro semestre

As vendas mundiais de veículos leves alcançaram 7,9 milhões de unidades em junho, 10% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Todos os principais mercados mostraram desempenhos positivos na comparação anual, aponta levantamento da empresa Global Data.

Ao longo dos primeiros seis meses de 2023, já foram vendidas em todo o mundo 42,7 milhões de unidades, 10,7% a mais do que de janeiro a junho de 2022.

O patamar alcançado no primeiro semestre indica que a indústria já não encontra dificuldades mais relevantes em sua cadeia de suprimentos e de logística que tanto prejudicaram a produção durante a pandemia.

A taxa de crescimento registrada após junho sinaliza mercado anual global da ordem de 93 milhões de unidades, semelhante aos volumes pré-pandemia.

Maior mercado mundial, a China alcançou em junho seu melhor resultado mensal no ano, ao negociar 2,52 milhões de unidades e superara o já robusto volume de maio, também próximo de 2,5 milhões.

No primeiro semestre, o país já tem acumulados 12,96 milhões de veículos negociados, crescimento de 8,7%. Mantida a taxa de evolução até agora, os chineses poderão encerrar o ano com 33,4 milhões de unidades e mais uma vez responder por um terço do consumo global.

Os Estados Unidos, segundo maior mercado consumidor individual, viram suas vendas atingirem 1,37 milhão de unidades em junho, 20% acima das registradas em igual mês do ano passado. Em seis meses, o país consumiu 12,66 milhoes, 12,8% a mais do que os 6,8 milhões do primeiro semestre de 2022.

A Europa Ocidental absorveu 1,3 milhão de unidades no mês passado, avanço de 18,8% na comparação anual. O mercado da região tem se beneficiado de uma melhora nas restrições de oferta e maiores taxas de entrega para os consumidores e o acumulado do ano indica evolução praticamente no mesmo patamar, 16,9%, para 6,7 milhões de unidades.

No Japão, as transações no primeiro semestre de 2023 somaram 2,4 milhões de veículos, 17,8% de crescimento. Já na América do Sul, as vendas somadas de junho no Brasil e Argentina, principais mercados da região, bateram na casa de 217 mil veículos no mês passado, 8,9% a mais do que em junho de 2022. No ano, susperaram 1,15 milhão de unidades, avanço de 10,3% sobre o primeiro semestre do ano passado.

LEIA MAIS

→ Venda de veículos leves acelera quase 80% na quinzena

→ Mercado de caminhões fecha primeiro semestre em queda de 12%


Imagem: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás