Indústria

Mercado de pneus recuou 3,4% no primeiro semestre

Segmento de carga foi o de pior resultado, com recuo de 15%

A indústria de pneus ainda espera por melhores dias em 2023. O setor amarga queda de vendas de 3,4% após os seis primeiros meses do ano. Foram negociados no período 27,6 milhões de unidades, quase 1 milhão a menos do que no primeiro semestre do ano passado, segundo a Anip,  Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

O resultado não foi ainda mais desfavorável não fossem as transações diretas com as montadoras.  O fornecimento para as fabricantes  chegou a 6,89 milhões de unidades, 0,8% a mais na comparação anual.

Em contrapartida, o segmento de reposição, responsável pela maioria das vendas das produtoras de pneus, recuou  expressivos 4,7%, para 20,7 milhões de unidades.

“Os números do primeiro semestre mostram que o setor ainda enfrenta um cenário de recuperação difícil, principalmente para o segmento de pneus de carga. A economia instável, a alta taxa de juros e a queda do dólar interferem diretamente nos resultados do setor. Aguardamos, com cautela, uma recuperação no segundo semestre”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

Os produtos destinados ao transporte de carga tiveram o pior desempenho. Foram negociadas apenas 3,3 milhões milhões de unidades, 15% a menos do que nos seis primeiros meses de 2022.

Neste caso, coube as negociações com as montadoras o maio índice de queda — 18,1%, de 949 mil pneus para 777 mil —, enquanto na reposição o recuo foi  de 14,1%, para 2,53 milhões.

Pneus para  veículos de passeio também recuaram, mas bem menos. O segmento saiu de 14,8 milhões de unidades vendidas nos seis primeiros meses de 2022 para 14,2 milhões no acumulado deste ano, queda de 4,1%

. A comercialização para montadoras chegou a 3,9 milhões,  alta de 4,2%,  mas na reposição as 10,3 milhões  de unidades entregues representaram  queda de 6,9%.

Na contramão dos outros segmentos, as vendas de pneus de moto cresceram no primeiro semestre. O mercado neste caso avançou 12,3% na comparação anual: passou de 4,5 milhões para pouco mais de 5 milhões.

LEIA MAIS

→ Novos pneus rodoviários da Michelin visam reduzir o TCO

→ Goodyear inicia a venda de pneus Cooper no Brasil


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria
Tags: Anippneus

Notícias recentes

Entregas de automóveis na Europa crescem 2,4% em 2025

Eletrificados encerra o período com participação de 64%

% dias atrás

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás