A indústria de pneus ainda espera por melhores dias em 2023. O setor amarga queda de vendas de 3,4% após os seis primeiros meses do ano. Foram negociados no período 27,6 milhões de unidades, quase 1 milhão a menos do que no primeiro semestre do ano passado, segundo a Anip,  Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

O resultado não foi ainda mais desfavorável não fossem as transações diretas com as montadoras.  O fornecimento para as fabricantes  chegou a 6,89 milhões de unidades, 0,8% a mais na comparação anual.

Em contrapartida, o segmento de reposição, responsável pela maioria das vendas das produtoras de pneus, recuou  expressivos 4,7%, para 20,7 milhões de unidades.

“Os números do primeiro semestre mostram que o setor ainda enfrenta um cenário de recuperação difícil, principalmente para o segmento de pneus de carga. A economia instável, a alta taxa de juros e a queda do dólar interferem diretamente nos resultados do setor. Aguardamos, com cautela, uma recuperação no segundo semestre”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

Os produtos destinados ao transporte de carga tiveram o pior desempenho. Foram negociadas apenas 3,3 milhões milhões de unidades, 15% a menos do que nos seis primeiros meses de 2022.

Neste caso, coube as negociações com as montadoras o maio índice de queda — 18,1%, de 949 mil pneus para 777 mil —, enquanto na reposição o recuo foi  de 14,1%, para 2,53 milhões.

Pneus para  veículos de passeio também recuaram, mas bem menos. O segmento saiu de 14,8 milhões de unidades vendidas nos seis primeiros meses de 2022 para 14,2 milhões no acumulado deste ano, queda de 4,1%

. A comercialização para montadoras chegou a 3,9 milhões,  alta de 4,2%,  mas na reposição as 10,3 milhões  de unidades entregues representaram  queda de 6,9%.

Na contramão dos outros segmentos, as vendas de pneus de moto cresceram no primeiro semestre. O mercado neste caso avançou 12,3% na comparação anual: passou de 4,5 milhões para pouco mais de 5 milhões.

LEIA MAIS

→ Novos pneus rodoviários da Michelin visam reduzir o TCO

→ Goodyear inicia a venda de pneus Cooper no Brasil


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!