O levantamento é da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares: o número de motociclistas habilitados no Brasil cresceu nada menos do que 47,9% em uma década.

Segundo a entidade, 36,9 milhões de pessoas possuem hoje CNH, Carteira Nacional Habilitação, na categoria A, específica para a condução de motocicletas. Em 2013 esse contigente era da ordem de 24,9 milhões.

Norte e Nordeste são as que viram a maior evolução no número de habilitados. Dos dez estados que registraram as maiores altas, nove integram as duas regiões. Em Alagoas, CNHs com categoria A mais que dobraram e superaram 329 mil. No Amazonas o crescimento foi de 90,6% (veja quadro).

As mulheres representam praticamente um quarto dos habilitados, 24%. Na década, saíram de 5 milhões para 8,9 milhões, um salto de 78%.

Nesse mesmo período, as habilitações para homens também evoluiu significativamente, mas em índice um pouco inferior: 40,7%, de 19,9 milhões para 28 milhões de habilitados.

A Abraciclo estima que a frota nacional de motos  é de mais de 32,3 milhões, proporção de uma pessoa habilitada a pilotar motocicletas a cada seis habitantes. Em 2013, a relação era de um motociclista a cada nove habitantes.

LEIA MAIS

→ Produção de motos cresceu 13,9% em 2023


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!