Oprimeiro semestre de 2023 foi de muito bons resultados globais para Stellantis. O conglomerado automotivo que reúne quatorze marcas de automóveis e comerciais leves alcançou no período receita líquida foi de € 98,4 bilhões, 12% a mais do que em igual período dede 2022.

O balanço semestral apontou ainda significativos crescimentos no lucro operacional, que bateu em € 14,1 bilhões, 11% maior do que em 2022, e particularmente no lucro líquido de € 10,9 bilhões, 37% maior na mesma comparação.

O EBIT ficou em  14,4%, superando as expectativas dos analistas.

“O desempenho incrível endossa nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade. Estamos muito bem posicionados para o restante de 2023 e para os anos seguintes”, afirmou em comunicado Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

A margem na Europa foi de 10,7%, com discreto aumento de 0,4 ponto porcentual sobre  2022. Na  América do Norte, em particular, chegou a 17,5%, enquanto na operação Norte da África -Oriente Médio bateu em 25,9%; e na América do Sul foi de 14,2%.

O desempenho financeiro favorável foi destacado pelo CEO Carlos Tavares com alusão direta a concorrentes globais, como Tesla e da General Motors, que tiveram margens de 10,5 % e 8,3%, respectivamente.

O executivo, entretanto, salientou que a empresa precisa reduzir ainda mais seus custos para manter a lucratividade elevada. Segundo ele, os cortes de custos foram um dos principais impulsionadores dos resultados do primeiro semestre.

LEIA MAIS

→ Stellantis e Samsung SDI anunciam uma segunda fábrica de baterias

→ Stellantis prepara aumento de capacidade em Goiana


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!