AStellantis anuncia investimento de US$ 100 milhões na Controlled Thermal Resources Holdings (CTR) na produção de lítio. O recurso visa acelerar o denominado Hell’s Kitchen, o maior projeto geotérmico de lítio do mundo, com capacidade para até 300 mil toneladas de carbonato de lítio por ano.

Com o investimento, as empresas também assinaram novo acordo de fornecimento, no qual compromete a CTR a fornecer até 65 mil toneladas a cada ano de Hidróxido de Lítio Monohidratado para baterias durante 10 anos. No contrato original, de junho de 2022, o compromisso era de 25 mil toneladas métricas.

O projeto Hell’s Kitchen da CTR usará dos recursos geotérmicos proporcionados pelo Salton Sea, corpo de água altamente salino localizado em Imperial County, na Califórnia. O processo recuperará lítio de salmouras com uso de energia renovável e vapor.

“A base da nossa meta para liderar a descarbonização no setor inclui a produção com baixas emissões e fornecedores sustentáveis para os componentes básicos dos nossos veículos elétricos”, disse e Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O acordo mais recente com a CTR é um passo importante no cuidado com nossos clientes e planeta, enquanto trabalhamos para fornecer mobilidade limpa, segura e acessível na América do Norte.”

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis tem planos de atingir 100% do mix de vendas de carros de passeio elétrico na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030.

Para cumprir os objetivos, a Stellantis está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria, a ser suportada por seis fábricas de baterias na América do Norte e Europa.

A CTR está programada para iniciar o fornecimento de hidróxido de lítio monohidratado para baterias para a Stellantis em 2027. A empresa espera criar 480 empregos na fase de construção e mais de 940 empregos diretos quando o projeto estiver totalmente desenvolvido.

LEIA MAIS

→Stellantis confirma compra de 33,3% da Symbio

→Stellantis e Samsung SDI anunciam uma segunda fábrica de baterias

→De olho em níquel e cobalto, Stellantis compra ações da Kunico


Foto: CTR/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!