Indústria

Nas autopeças, melhor desempenho é o da reposição

Vendas no segmento cresceram 22,2% no semestre, enquanto negócios com as montadoras ficaram estáveis

O Sindipeças atualizou o relatório da pesquisa conjuntural em seu site, mostrando alta de 4% no faturamento líquido nominal da indústria de autopeças de janeiro a junho deste ano sobre igual período de 2022. O desempenho positivo decorre principalmente dos resultados obtidos no mercado de reposição, que no mesmo comparativo cresceu 22,2%.

Para as montadoras, os negócios praticamente se mantiveram estáveis, com insignificante alta de 0,6%. Nos embarques relativos às exportações, tanto registrados em dólar quanto em real, houve aumento de 5,8% nos primeiros seies .

No segmento das vendas intrassetoriais, que contempla principalmente as vendas das autopeças para os sistemistas, houve retração da ordem de 6,4%.  A utilização da capacidade em junho, de 71%, foi um ponto percentual inferior à de maio. O nível de emprego no setor registra crescimento este ano, na faixa de 3,8%.

No balanço específico de junho, houve queda em relação a maio nos principais canais de distribuição: 11,7% nas vendas para montadoras, 6,2% para exportação em dólares e 2,6% para o mercado de reposição.

Em geral, os números refletem o menor número de dias úteis em junho, mas no caso das montadoras também deve ser levadas em conta as expectativas quanto ao lançamento do programa de desconto de preço pelo governo federal, que havia provocado expansão das vendas em maio, da ordem de 27,4%.


Foto: Divulgação/Baterias Moura

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás