[O/dropcap] mercado de motocicletas voltou a reagir em agosto e segue aquecido no acumulado do ano. Foram emplacadas 142,7 mil unidades no mês passado, altas de 16% sobre julho (123 mil) e de 20,4% em relação a agosto do ano passado (118,5 mil).

A partir desse desempenho, o acumulado do ano indica vendas da ordem de 1.045.494 motos, volume 21,2% superior aos dos primeiros oito meses de 2022 (826.847).

Ao divulgar os números nesta segunda-feira, 4, a Fenabrave atribui os números positivos ao fato de a moto ter se tornado uma opção importante tanto para o transporte individual como para uso comercial, como entregas. A entidade ressalva, contudo, que também esse segmento está sofrendo com a falta de crédito.

Nesse cenário, o consórcio tem predominado na hora da compra. Segundo dados da Abac, Associação Brasileiras de Administradoras de Consórcios, foram registrados 2,7 milhões de participantes ativos e 750 mil cotas comercializadas no segmento de motocicletas entre janeiro e julho deste ano.

LEIA MAIS

Em julho, motos têm melhor desempenho desde 2014

Recusa na liberação de crédito para veículos cresce 20%

“O consumidor tem buscado alternativas de crédito para a compra de motocicletas, especialmente as de até 250 cilindradas, e o consórcio surge como opção consolidada. Além disso, notamos uma boa participação nas vendas à vista”, informa o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr.

Com relação às motos eletrificadas, houve pequena retração em agosto, mas no ano os números seguem positivos. “No acumulado até agosto, a soma já chega a 5.808 emplacamentos. É um número ainda proporcionalmente baixo, mas que segue em tendência de crescimento”, disse o presidente da entidade que representa os concessionários de veículos de todo o País.


Foto: Divulgação/BMW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!