Com o novo nome de Mobilidade Verde, o segundo ciclo do Rota 2030 deve contemplar não apenas os automóveis mas todos os segmentos veiculares, incluindo motocicletas, máquinas agrícolas e rodoviárias e até mesmo bicicletas e triciclos.

A informação é do diretor de assuntos institucionais e governamentais da GWM Brasil, Ricardo Bastos, que na quinta-feira, 14, reuniu-se com o vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Servicos, Geraldo Alckmin.

Além de dirigente da montadora chinesa no Brasil, o executivo também é presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e em função desse cargo tem participado ativamente das reuniões em torno da nova fase do programa automotivo.

“Na segunda-feira, 11, o governo nos apresentou uma proposta sobre o novo ciclo e nos deu uma semana para apresentar eventuais sugestões”, informou Bastos, revelando que também a Anfavea e o Sindipeças estavam no encontro e receberam o documento para a devida análise antes da sua finalização.

A expectativa, dessa forma, é que na próxima segunda-feira, 18, o governo já tenha em mãos os subsídios para fechar o programa que foi rebatizado de Mobilidade Verde.

“Há empresas do setor de duas rodas e de bicicletas e triciclos interessadas em se associar à ABVE. São fabricante de veículos elétricos  de grande importância no contexto da mobilidade”, comentou Bastos.

LEIA MAIS

Alckmin recebe dirigentes da GWM para debater “Mobilidade Verde”

Alckmin promete segunda fase do Rota 2030 para os próximos dias

Ele lembrou, ainda, que assim como os automóveis, também as máquinas agrícolas e rodoviárias exigente investimentos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia para ter ganhos tecnologócios rumo à descarbonização proposta pelo setor automotivo.

Com relação aos carros, Bastos destaca estudos no país para desenvolver células de hidrogênio a etanol, o que pode ser um grande diferencial para a indústria brasileira. “Na nossa visão, é nessa área que o Brasil pode crescer e ser um exportador de novas tecnologias”.

Conforme já adiantou Geraldo Alkmin, a segunda fase do Rota 2030 vai contemplar incentivos para investimentos em P&D, via incentivos tributários e linhas especiais do BNDES. O banco estatal, inclusive, participou da reunião do dia 11 que reuniu as principais entidades do setor automotivo.


Foto: Pixabay

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!