Faleceu na última sexta-feira, 13, Antônio Megale, ex-presidente da Anfavea.  Em nota oficial, a entidade declarou:

” Não é nenhum exagero chamar Antônio Megale  de pai do Rota 2030. Ninguém dentro do setor automotivo nacional batalhou mais do que ele para que esta política industrial, fundamental para a previsibilidade e o avanço tecnológico dos veículos nacionais, em vários aspectos, fosse implementada”.

Mineiro e engenheiro mecânico formado pela UFRJ, Megale acumulou passagens pela Chrysler, Renault e chegou a diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil.

Foi também presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, por dois mandatos seguidos (2011 a 2014) e vice-presidente da Fiesp (2017 a 2021). Em julho de 2022, após praticamente quatro décadas de dedicação ao setor automotivo nacional, anunciou aposentadoria de todas as suas atividades profissionais.

Megale presidiu a Anfavea de 2016 a 2019. Em julho de 2018, foi anunciado oficialmente o Rota 2030, programa instituído, de fato, em outubro daquele ano. “Isso foi possível porque  Megale conseguia reunir dois amplos talentos: um nato negociador e expert técnico”, acrescenta o texto da associação dos fabricantes de veículos.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!