As vendas de automóveis novos na Europa completaram em setembro o 14º de crescimento de crescimento consecutivo. Segundo os dados consolidados pela Acea, associação dos fabricantes no continente, no mês passado os licenciamentos somaram 1,16 milhão de unidades, volume 11,1% superior ao anotado no mesmo período de 2022 (1,05 milhão).

Apesar da demanda crescente e contínua, a Acea ainda contabiliza volume acumulado 20% ao registrado antes da pandemia, em 2019. De janeiro a setembro, as entregas alcançaram 9,68 milhões de automóveis ante 8,27 milhões vendidos no ano passado. Na pré-crise sanitária, esse volume beirava 12 milhões de carros.

Associação destaca o crescimento em volume e participação dos automóveis eletrificados, os 100% elétricos. No acumulado do ano, foram vendidas 1,47 milhões de unidades. Além de representar um crescimento de 46,9% sobre o ano passado, alcançou participação de 15,2% nas vendas totais. Embora ainda não supere a fatia dos carros a gasolina, de 26,5%, já é maior que a dos automóveis a diesel, de 12%.

As vendas totais de eletrificados, no entanto, terminaram os três primeiros trimestres com 4,71 milhões, ou seja, 48,6% do mercado de automóveis europeu.


Foto: Acea/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!