Indústria

Stellantis quer “espalhar” 500 mil Leapmotor pelo mundo em 5 anos

Carros elétricos da marca chinesa começarão a ser vendidos no exterior a partir do fim de 2024

A Leapmotor International, joint venture da Stellantis com a chinesa Leapmotor, ainda não foi constituída, mas começam a surgir as primeiras informações mais concretas sobre as pretensões da nova empresa que terá sede na Holanda e deverá estar consolidada somente em 2024.

Na semana seguinte ao anúncio da compra de 20% da fabricante de automóveis elétricos chinesa e de anunciar a criação da joint venture da qual terá 51% de participação, a Stellantis revelou que a Leapmotor International trabalhará com o cenário de vendas de 500 mil veículos fora da China até 2030.

No mercado interno chinês, o maior do mundo, a ideia é negociar 1 milhão de unidades anuais “no longo prazo”. Para se ter ideia do que isso significa: em 2022 a montadora vendeu somente 111 mil veículos na China, ainda assim, quase o triplo do que no ano anterior.

Novata de apenas cinco anos e não mais do que 200 mil veículos vendidos nesse período, a Leapmotor desenvolve e produz sedãs e SUVs elétricos de segmentos intermediários e superiores do mercado chinês.

Mas Natalie Knight, CFO da Stellantis, deixou claro, durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, qual será o público-alvo dos produtos da Leapmotor, por exemplo, quando chegarem na Europa, primeiro grande mercado a ser alcançado fora da China: os consumidores “que se preocupam com os custos, mas que querem a melhor tecnologia nos seus produtos”.

A executiva também confirmou que caberá à joint venture a distribuição dos produtos da Leapmotor para outros mercados globais. Na prática, a Stellantis, como acionista majoritária da futura empresa, decidirá os rumos comerciais dos elétricos da marca chinesa em todo o mundo, exceção feita à própria China.

Para não ceder a atual quarta colocação no ranking dos maiores fabricantes globais de veículos, a Stellantis, sob a pragmática batuta do CEO Carlos Tavares, quer acelerar a eletrificação de sua produção, mas a um custo menor e com maior possibilidade de lucratividade em um menor intervalo de tempo.

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A compra de 20% de Leapmotor e a responsabilidade das vendas mundiais dos veículos da parceira cumprirão importante papel nessa trajetória, também na China, mercado do qual a Stellantis havia saído como produtora local ao encerrar as operações da Jeep.

A Leapmotor se caracteriza pelo elevado nível de verticalização. Ela também desenvolve e fabrica componentes para seus veículos, inclusive os motores elétricos, além de softwares, centrais de comando e até sistema de iluminação.

Não será supresa, portanto, se em pouco tempo o mundo vier a conhecer automóveis elétricos da Fiat, Peugeot, Citroën ou Opel baseados ou mesmo idênticos aos modelos originais Leapmotor, apenas com a distinção do logotipo.


Foto: Divulgação

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George Guimarães

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