Complementar ao anunciado na semana passada com a apresentação do plano Stellantis Pro One, a fabricante revelou na segunda-feira, 23, renovação completa de veículos comerciais com a estreia mundial de 12 modelos.

Os lançamentos contemplam todas as categorias de vans com novos Citroën Berlingo, Jumpy e Jumper; Fiat Doblo, Scudo e Ducato; Opel/Vauxhall Combo, Vivaro e Movano; Peugeot Partner, Expert e Boxer; e até o fim de 2023 nova Ram ProMaster EV.

LEIA MAIS

→Com novos produtos e tecnologias, Stellantis quer liderança mundial em vans e picapes

Os modelos fazem parte da segunda geração de comerciais com tecnologia de acionamento elétrico. Todas as linhas ainda receberam aperfeiçoamentos com sistema de segurança ativa ADAS e avanços no campo da conectividade. Até meados de 2024, as ofertas serão ampliadas com opções movidas a célula de combustível.

A Stellantis fala agora em autonomias de 330 quilômetros nos comerciais compactos, de 350 km nos médios e de 420 km nos grandes. As baterias variam de 50 kWh a 110 kWh. Em estações de carregamento rápido de 150 kW, os veículos da categoria grande levarão menos de uma hora para armazenar até 80% da capacidade energética.

Dentre os avanços aplicados nas gamas, o sistema de freios regenerativos pode ser acionado por botão no volante, que considera modos de acordo com o peso de veículo e condições de tráfego. Os veículos receberam nova arquitetura que, na prática, providenciou painéis de instrumentos e displays em telas maiores, mais intuitivas e personalizáveis.

A conectividade mantém motoristas e gestores informados em tempo real, além de o sistema contar com atualizações permanentes via nuvem. Em particular nas vans compactas, uma nova estação de smartphone permite que o celular se torne um painel de controle de veículos, enquanto as grandes passam a ter assistentes de direção nível 2, com função Stop and Go, auxílio de permanência em faixa e alerta de tráfego intenso.


Foto: Stellantis/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!