A BYD oficializa o início das obras do seu futuro complexo fabril em Camaçari (BA), em cerimônia com representantes da fabricante e do governo do estado. O processo marca o retorno do investimento da produção de veículos na Bahia. A marca chinesa aportará na operação R$ 3 bilhões e deverá gerar 5 mil empregos.

Inicialmente, a empresa instalará capacidade para 150 mil veículos/ano. O projeto, no entanto, prevê três fábricas para produção de carros, caminhões, chassi de ônibus e processamento de lítio e ferro fosfato para baterias.  O início da produção está previsto para algum momento entre o fim de 2024 e começo de 2025.

LEIA MAIS

→BYD dá a largada de seu projeto na Bahia

→BYD projeta vender 120 mil veículos no Brasil em 2024

As obras começam do zero, em parte do terreno de 4 milhões de m² do complexo, comprado pela BYD do governo por R$ 287,8 milhões. Em primeira fase, serão construídas 26 instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas, ocupando ao final em torno de 1 milhão de m². As antigas instalações usadas anteriormente pela Ford serão destinadas a fornecedores.

“Estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável. Que este seja o começo de um capítulo próspero e cheio de sucessos. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para nossa empresa, nossos colaboradores e para toda a comunidade”, resumiu Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

De acordo com a BYD, a operação produtiva começa com os elétricos Dolphin, Dolphin Mini e Yan Plus, além do híbrido plug-in Song Plus.


Foto: BYD/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!