Indústria

Prefeitura de Curitiba inicia compra de ônibus elétricos em junho

Serão 70 unidades adquiridas junto às empresas Volvo, BYD, Marcopolo e Eletra

A Prefeitura de Curitiba está em fase final de avaliação de preços e custos de operação para definir a compra dos primeiros 70 ônibus que vão dar início à frota de elétricos na capital paranaense.

Foram homologadas, numa primeira fase, as empresas BYD, Marcopolo, Volvo e Eletra. A ideia é adquirir os 70 modelos entre junho e dezembro deste ano, conforme informou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbes, Urbanização de Curitiba. O negócio envolverá desembolso, a partir de um fundo municipal, de R$ 317 milhões.

LEIA MAIS

VWCO iniciará produção de ônibus elétrico no segundo semestre

Segmento escolar ganha ônibus elétrico 100% brasileiro

Para a segunda fase, a partir de edital publicado em novembro passado, foram homologadas a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), a Mercedes-Benz e a chinesa Higer.

O prefeito do município, Rafael Greca, participou nesta terça-feira, 20, da abertura do Smart City, que acontece até a próxima quinta-feira, 22, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O evento reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.

De acordo com Grea, Curitiba tem uma frota próxima de 1,6 mil ônibus e a ideia é ter 30% de modelos eletrificados até 2030. A meta para 2050 seria de 100% de eletrificação.

São três consórcios que operam o transporte coletivo em Curitiba, que abrange dez operadoras. As estações de recarga serão instaladas em três garagens, uma de cada consórcio, segundo revelou Maia Neto.

Todo o processo vem sendo desenvolvido em parceria com a Copel, empresa de energia do Estado do Paraná. Ela será responsável tanto pelo abastecimento da frota como também pela infraestrutura.


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás