A Prefeitura de Curitiba está em fase final de avaliação de preços e custos de operação para definir a compra dos primeiros 70 ônibus que vão dar início à frota de elétricos na capital paranaense.

Foram homologadas, numa primeira fase, as empresas BYD, Marcopolo, Volvo e Eletra. A ideia é adquirir os 70 modelos entre junho e dezembro deste ano, conforme informou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbes, Urbanização de Curitiba. O negócio envolverá desembolso, a partir de um fundo municipal, de R$ 317 milhões.

LEIA MAIS

VWCO iniciará produção de ônibus elétrico no segundo semestre

Segmento escolar ganha ônibus elétrico 100% brasileiro

Para a segunda fase, a partir de edital publicado em novembro passado, foram homologadas a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), a Mercedes-Benz e a chinesa Higer.

O prefeito do município, Rafael Greca, participou nesta terça-feira, 20, da abertura do Smart City, que acontece até a próxima quinta-feira, 22, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O evento reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.

De acordo com Grea, Curitiba tem uma frota próxima de 1,6 mil ônibus e a ideia é ter 30% de modelos eletrificados até 2030. A meta para 2050 seria de 100% de eletrificação.

São três consórcios que operam o transporte coletivo em Curitiba, que abrange dez operadoras. As estações de recarga serão instaladas em três garagens, uma de cada consórcio, segundo revelou Maia Neto.

Todo o processo vem sendo desenvolvido em parceria com a Copel, empresa de energia do Estado do Paraná. Ela será responsável tanto pelo abastecimento da frota como também pela infraestrutura.


Foto: Volvo/Divulgação

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!