Indústria

Além do imposto de 35%, Anfavea quer cota linear de importação de eletrificados

Pleito de volume médio de 4.800 veículos/ano para importação sem taxa foi oficializado em carta enviada ao presidente Lula

Além do aumento imediato da alíquota do Imposto de Importação de automóveis elétricos e híbridos para 35%, a Anfavea também está pleiteando ao governo federal o estabelecimento simultâneo de cota de importação linear por empresa, “no volume médio de 4.800 veículos eletrificados/ano”.

O pedido foi formalizado em carta encaminhada para o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e para os ministros do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, datada de 21 de junho.

LEIA MAIS

Anfavea quer antecipar alíquota de 35% para eletrificados

Eletrificados: Abeifa se manifesta contra pedido da Anfavea.

AutoIndústria teve acesso ao teor da carta por meio de fonte próxima ao MDIC. O sistema de cotas para importação de carros elétricos e híbridos sem taxa de importação foi definido no final do ano passado, considerando vendas no período de janeiro a novembro de 2023.

Atualmente, a cota é proporcionalmente maior para quem importou e emplacou mais eletrificados no mercado brasileiro no citado período. A princípio essas cotas cresceriam em função dos volumes maiores deste ano. A Anfavea não só tenta impedir que as cotas cresçam, como também pleiteia um volume máximo independentemente dos emplacamentos por marca.

Chineses em alta

Na carta encaminhada ao governo federal, a Anfavea destaca o crescimento de 500% da venda de importados chineses no mercado brasileiro este ano, dizendo que tal movimento põe em risco os R$ 130 bilhões de investimentos anunciados pelas montadoras em novas tecnologias e inovações fabris, podendo afetar empregos e a renda dos trabalhadores:

“Nesse sentido, solicitamos o aumento imediato de Imposto de Importação a 35% para todos os veículos, com estabelecimento  simultâneo de cota de importação linear por empresa, no volume médio de 4.800 veículos/ano, e que detenham ato de registro de Compromisso em conformidade com o Programa Mover”.

O documento, que reconhece os esforços empreendidos pelo governo para que a economia cresça de maneira sustentável, com inflação controlada, juros adequados e oferta de crédito, é assinada pelo presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, e o diretor executivo, Igor Calvet.

Segundo a Anfavea, a atual política, que prevê o aumento gradual do Imposto de Importação de veículos eletrificados, com distribuição de cotas, não produziu equilíbrio entre produção nacional e importações.

“Importante mencionar que o cenário global contribui definitivamente para tal desequilíbrio concorrencial, uma vez que Estados Unidos e a União Europeia sobretaxam as importações em 100% e 38%, respectivamente”.

Além do envio da carta, os dirigentes da Anfeva estiveram com o ministro Geraldo Alckmin na quarta-feira, 23 de junho, quando detalharam todos os números que mostram a escalada das importações e os consequentes riscos para o País.


Foto: Agência Brasil

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasil passa a quinto maior mercado mundial de veículos chineses

Embarques ultrapassaram 322 mil unidades no ano passado

% dias atrás

Em Sorocaba, Toyota inicia produção em série do Yaris Cross

Já em pré-venda, novo SUV compacto chega nas concessionárias em fevereiro

% dias atrás

Importações de autopeças atingem maior valor no pós-pandemia

Compras na China cresceram 15% e foram decisivas para o déficit de US$ 15 bilhões…

% dias atrás

Daimler começará a fabricar caminhão a célula de hidrogênio este ano

Cavalo-mecânico utiliza combustível líquido e pode rodar mais de 1 mil km com um único…

% dias atrás

Volvo registra recorde nas vendas de caminhões seminovos em 2025

Fabricante garante procedência e para veículos da marca oferece serviços de conectividade

% dias atrás

VWCO tem na Argentina o seu maior mercado fora do Brasil

No ano passado, a fabricante registrou crescimento de 12% nas vendas

% dias atrás