Empresa

Aos 48 anos, polo de Betim se prepara para produzir motores híbridos

Stellantis não revela quais, mas confirma ser mais de um produto do gênero com lançamento este ano

Agora chamado de Polo Automotivo Stellantis de Betim, o complexo industrial mineiro que deu origem às operações fabris da Fiat no Brasil completou 48 anos nesta terça-feira, 9, consolidando-se com uma das maiores fábricas do setor automotivo no mundo.

Em quase cinco décadas foram produzidos mais de 17,5 milhões de veículos, dos quais 4 milhões foram exportadas para 37 países e o restante consumido por brasileiros. Com cerca de 120 fornecedores em seu entorno, a fábrica de Betim emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul.

LEIA MAIS

Stellantis anuncia R$ 14 bilhões de investimento na operação de Betim

De olho nas Bodas de Ouro, o polo mineiro está em pleno processo de expansão para abrigar nova linha de motores que atenderá futuros lançamentos da Stellantis na região, incluindo os produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid.

A empresa não revela quais, mais adianta que os primeiros modelos com essa tecnologia estão previstos para chegar ao mercado até o fim deste ano. Com a expansão em curso, a capacidade de Betim atingirá 1,1 milhão de motores por ano.

A linha foi planejada para produzir motores flex de alta eficiência, baixas emissões, e que serão associados às tecnologias de hibridização, “consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid”, destaca comunicado da Stellantis, lembrando que o projeto envolve investimento de R$ 454 milhões.

No total, o polo de Betim recebe aporte de R$ 14 bilhões de 2025 a 2030, o mair da história da fábrica mineira.

O montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul, que impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

“O Polo Automotivo de Betim continua a atrair novas indústrias para seu entorno, reforçando a cadeia de valor, fortalecendo o desenvolvimento econômico regional e gerando impacto social positivo na renda, na educação, na saúde e na segurança”, comenta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

São produzidos em Minas Gerais, atualmente, seis modelos da Fiat: Strada, Argo, Mobi, Pulse, Fastback e o Fiorino. Também o Peugeot Partner Rapid é feito lá.


Foto: Divulgação/Stellantis

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Cotas de CKD e SKD: Anfavea ameaça ir à Justiça.

Entidade diz que não foi ouvida sobre o assunto, apesar do ofício encaminhado ao presidente…

% dias atrás

“Reinventem-se”, diz VP de Compras da VW aos fornecedores

Local da realização do The One, premiação de parceiros, foi bastante simbólico: a Ilha Fiscal,…

% dias atrás

Honda Automóveis premia 17 fornecedores

Vencedores são avaliados em diversos critérios e categorias

% dias atrás

Daniela Teixeira assume Assuntos Governamentais na AGCO

aniela Dias Teixeira é a nova diretora de Assuntos Governamentais para a América Latina da…

% dias atrás

Para enfrentar chineses no Brasil, VW importará peças e carros da China

Os componentes do sistema híbrido virão de lá e haverá desenvolvimento conjunto de novos modelos,…

% dias atrás

Anfavea divulga carta aberta contra alterações nas regras de importação

Texto também encaminhado ao presidente Lula foi emitido após BYD defender mudanças no cronograma das…

% dias atrás