Mercado

No semestre, Creta lidera no varejo e Polo no atacado

No ranking das vendas diretas, domínio total dos hathes pequenos e modelos de entrada

Enquanto o raking do varejo tem o SUV Hyundai Creta na liderança das vendas do primeiro semestre, o do atacado é dominado exclusivamente por hatches pequenos e modelos de entrada.

Conforme dados divulgados pela Fenabrave, a lista dos cinco automóveis mais emplacados pelo sistema de venda direta são o VW Polo, com 38,5 mil unidades nos primeiros seis meses, Fiat Argo (24,7 mil), Fiat Mobi (24,4 mil), Hyundai HB20 (21,7 mil) e Renault Kwid (21,1 mil).

LEIA MAIS

Onix recupera vendas em junho e Polo lidera no semestre

Já o ranking das vendas no varejo é totalmente diferente. Considerando apenas os automóveis, o Creta ficou em primeiro lugar, com 25,5 mil licenciamentos, seguido do Chevrolet Onix (24,4 mil), HB20 (20,9 mil), Honda HR-V (19,5 mil) e Polo (19,3 mil).

No primeiro semestre do ano passado, o sedã Onix Plus dominava o ranking do atacado, seguido do Jeep Compass, Fiat Mobi, Polo e Onix. O varejo, nesse mesmo período de 2023, tinha o Onix na liderança, com Creta, Polo, Chevrolet Tracker e HR-V vindo na sequência.

Com relação ao mercado de carros como um todo, a participação das vendas diretas este ano é bem similar à do ano passado, na faixa de 46%. No total, foram vendidos 848,8 mil carros nos primeiros seis meses deste ano, alta de 15,7% sobre os 733,4 mil comercializados no primeiro semestre de 2023.

No cômputo total das vendas de carros para pessoas físicas e jurídicas, o Polo foi líder no semestre. Nesse período, a venda do segmento de hatches pequenos teve alta de 27,9%, passando de 193,7 mil unidades em 2023 para 247,5 mil este ano.

A comercialização de SUVs também cresceu acima da média do mercado, mas em índice menor, de 17,3%. Foram emplacados 403,1 mil SUVs nos primeiros seis meses de 2024, ante os 343,6 mil de idêntico período do ano passado.


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

As “sete fendas” do Jeep Avenger

Herlander Zola divulga esboço da frente do modelo na mídia social, enfatizando lançamento em breve

% dias atrás

Marco Wörner assume como CFO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

Com quase 20 anos de trajetória no grupo, executivo lidera reestruturação financeira e governança da…

% dias atrás

Nissan negocia operação argentina com dois grupos

São eles o Simpa e o Tagle. A ideia é mudar o modelo de distribuição,…

% dias atrás

Case apresenta pá carregadeira a etanol na Agrishow 2026

Modelo pretende atrair o setor sucroalcooleiro produtor do próprio combustível

% dias atrás