São 2,5 mil funcionários em lay-off e Fenabor teme a perda de empregos no setor

A Fenabor, Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha, Pneumáticos e Latex, se uniu à Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, em defesa do aumento do Imposto de Importação de pneus para frear a chegada desleal de produtos da Ásia.
Empresas e funcionários decidiram se unir por temer a perda de empregos no setor. São 2,5 mil empregados em sistema de lay-off, ou seja, afastados temporariamente do trabalho. Se a produção não for devidamente retomada, eles podem nem retornar para as fábricas.
LEIA MAIS
→Importação de pneus em queda de braços
→Importação de pneus cresce 40% no ano
A Anip não revela quais fabricantes adotaram o lay-off, mas insiste que o quadro é preocupante. A entidade encaminhou ao Comitê de Alterações Tarifárias (CAT), da Câmara de Comércio Exterior (Camex), pedido para aumentar a tarifa de importação de pneus de carga e de passeio dos atuais 16% para 35%.
No documento conjunto, a Fenabor e a Anip destacam números da Receita Federal mostrando que pneus importados da China e Vietnã, entre outras localidades, estão entrando no Brasil com preços abaixo do custo de produção industrial e com valores inferiores aos praticados no mercado internacional, ameaçando empregos e investimentos no País.
“Nos últimos dois anos México, Estados Unidos e Europa ergueram barreiras alfandegárias para proteger seus mercados contra os pneus asiáticos para proteger suas indústrias e empregos. Como o Brasil está desprotegido, o país virou alvo de desova dos importadores”, alegam as duas entidades.
Além da adoção de lay-off, “as fabricantes locais de pneus já estão cancelando investimentos e começam a ter que avaliar cortes de empregos em suas linhas de produção
São 21 fábricas que empregam 32 mil trabalhadores diretos e 500 mil indiretos.
“Quando o País permite a importação a preços desleais, ele tira o emprego dos brasileiros e gera postos de trabalho em outro país. O Governo Federal precisa tomar providências e adotar medidas para garantir competição justa e defender o emprego dos brasileiros e as empresas que investem e geram renda no Brasil”, argumentam Fenabor e Anip.
Foto: Divulgação/Goodyear
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo