Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

Selo ESG Renault para a Renault Barigui Parque. Curitiba, 27/09/2024. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Omercado de veículos leves estabeleceu seu melhor desempenho de vendas em outubro. No mês passado, foram licenciadas 249,4 mil unidades, crescimento de 12% sobre o resultado de setembro e 20% acima dos 206,3 mil emplacamentos registrados em igual mês do ano passado.
A média diária de vendas também confirmou o ritmo ascendente de negócios nos últimos meses. Foram vendidas em cada um dos 23 dias úteis de outubro 10.843 unidades, 2,5% acima da média de setembro e 10% maior do que a de outubro de 2023, de 9.826 veículos.
O melhor mês de 2024 até então era julho, com 241,3 mil emplacamentos. Apenas no terceiro trimestre chegaram às ruas 723,1 mil automóveis e comerciais leves — sendo 237,4 mil em agosto e 236,3 mil em setembro.
Com o volume negociado no mês passado, os brasileiros já adquiriram exatos 2 milhões de automóveis e comerciais leves nos dez meses transcorridos deste ano, 13,5% a mais do que de janeiro a outubro de 2023.
Diante desse resultado, a Bright Consulting reitera sua projeção de vendas para o ano de 2,46 milhões de unidades — pouca coisa acima do que as 2,41 milhões estimadas pela Anfavea —, 13% maior do que os 2,18 milhões de licenciamentos de 2023.
A liderança de mercado no mês seguiu com a Fiat, com 20,8% — 1,5 ponto porcentual a menos do que em setembro, à frente da Volkswagen (16,9%), as duas primeiras colocadas também no ano. Destaque ainda para a Hyundai, que respondeu por 9,3% do total negociado no mês passado.
LEIA MAIS
→ No mercado de usados, seminovos têm o melhor desempenho no ano
→ Anfavea projeta cenários flexíveis para híbridos e elétricos até 2040
As vendas diretas perderam a força diante do varejo. No mês, responderam por 47% licenciamentos, enquanto em outubro do ano passado chegaram a 51,5%.
Os eletrificados se recuperaram levemente da queda constante dos últimos meses. Com 15,7 mil licenciamentos, a participação no mês foi de 6,3% ante 5,9% em setembro. Modelos a bateria contribuíram com 44%, os híbridos plug-in com 33% e os híbridos fechados com 27%.
O BYD Dolphin Mini liderou entre os elétricos, com 2,8 mil unidades negociadas, e o GWM Haval 6, com 1,6 mil, ficou à frente dos híbridos plug-in.
A presença de marcas chinesas continua crescendo: alcançou 6,7% das vendas em outubro, contra 6,3% de setembro e 4,6% em agosto.
Foto: Divulgação
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo