Empresa

Stellantis e CATL investirão € 4,1 bilhões em nova fábrica de baterias

Unidade será construída na Espanha com previsão de iniciar produção no fim de 2026

A Stellantis e a CATL assinaram acordo para criação de uma joint venture na qual investirão até € 4.1 bilhões na construção de uma fábrica de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) na unidade fabril de Zaragoza, na Espanha. O início da produção está previsto para o fim de 2026 e a estimativa de alcançar é até 50 GWh, a depender da demanda do mercado de elétricos na Europa.

De acordo com a Stellantis, a Joint venture, estabelecida com 50% de cada empresa, permitirá oferecer veículos elétricos mais acessíveis e duráveis. As baterias de LFP produzidas na Espanha estarão em crossovers e SUVs dos segmentos B e C. A promessa é de entregar autonomia intermediária.

LEIA MAIS

→Baterias de lítio-enxofre, o foco da união Stellantis e Zeta Energy

→Stellantis conversa com fornecedores sobre montagem local de baterias

“Essa parceria estratégica com nosso parceiro CATL trará uma produção de baterias inovadora para uma fábrica que já é referência em energia limpa e renovável, fortalecendo nossa abordagem sustentável e integrada”, disse em nota John Elkann, chairman da Stellantis.

O acordo anunciado é resultado de um Memorando de Entendimento (MOU) assinado em novembro de 2023 para tornar viável o fornecimento de células e módulos de baterias LFP. O documento também estabelecia colaboração de longo prazo com o objetivo impulsionar mercado de veículos elétricos e identificar oportunidades na cadeia de valor das baterias.

“A joint venture levou nossa parceria com a Stellantis a um novo patamar. Nossa avançada tecnologia de baterias, juntamente com nosso amplo conhecimento operacional e a experiência de décadas da Stellantis na gestão de negócios em Zaragoza, resultarão em uma história de sucesso para a indústria”, completou Robin Zeng, chairman e CEO da CATL.

A transação deverá ser concluída ao longo de 2025, sujeita às condições regulatórias habituais.


Foto: Divulgação Stellantis

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás