Mercado

Em 2024, maior volume de veículos financiados desde 2011

Dados da B3 indicam alta de 20,4%, com total de 7,2 milhões de unidades novas e usadas vendidas a prazo

Balanço divulgado nesta quinta-feira, 9, pela B3, corrobora a avaliação das concessionárias e montadoras quanto à relevância da maior oferta de crédito no desempenho positivo do mercado automotivo em 2024, que cresceu 14% no caso dos automóveis e comerciais leves.

O total de 7,2 milhões de unidades financiadas representou alta de 20,4% sobre 2023, um acréscimo de 1,22 milhão de veículos, entre leves, pesados e motocicletas 0 km e também usados, comercializados a prazo.

“Essa é a melhor marca desde 2011, quando atingimos 7,7 milhões de unidades”, informa Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

Apenas em dezembro, o volume total de financiamentos evoluiu 7,3% no comparativo anual, alcançando 614 mil unidades. “O crédito foi de grande importância em 2024”, comentou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, ao divulgar o resultados positivo do  varejo no ano passado.

LEIA MAIS

Fenabrave prevê crescimento de vendas morno em 2025: apenas 5%.

Fenabrave faz projeção conservadora para 2025

Adiantou, contuto, que o crédito vai ficar mais caro em 2025, conforme já sinalizou o Banco Central com relação às taxas Selic, o que deve desacelerar o crescimento das vendas financiadas ao longo do ano.  Por conta disso, a Fenabrave espera aumento modesto de 5% nos emplacamentos este ano, ante a alta de 14% em 2024.

Atualmente, de cada dez pedidos de crédito para compra de veículos leves, sete são aprovados. No caso das motos, a proportação baixa para quatro para dez.

No segmento de automóveis e comerciais leves, os financiamentos avançaram 19% no ano passado, frente a 2023. Na mesma base comparativa, as altas foram de 13,8% nas operações envolvendo veículos pesados e de 25% nas de motos.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Consórcio de veículos encerra o 1º trimestre em ritmo de retomada

Venda de novas cotas registra alta perto de 3% com volume de crédito negociado em…

% dias atrás

Cuiabá renova frota de ônibus com a Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

As “sete fendas” do Jeep Avenger

Herlander Zola divulga esboço da frente do modelo na mídia social, enfatizando lançamento em breve

% dias atrás

Marco Wörner assume como CFO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

Com quase 20 anos de trajetória no grupo, executivo lidera reestruturação financeira e governança da…

% dias atrás

Nissan negocia operação argentina com dois grupos

São eles o Simpa e o Tagle. A ideia é mudar o modelo de distribuição,…

% dias atrás

Case apresenta pá carregadeira a etanol na Agrishow 2026

Modelo pretende atrair o setor sucroalcooleiro produtor do próprio combustível

% dias atrás