Indústria

Brasil se aproxima de 15 mil eletropostos em quase 1,4 mil municípios

Carregadores rápidos ainda representam somente 16% do total

Entidade de maior representatividade das empresas envolvidas na eletromobilidade e maior interessada em divulgar boas notícias sobre o segmento, a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, apresentou nesta terça-feira, 18,  balanço sobre a infraestrutura de carregamento no País.

Segundo a apuração da ABVE, o Brasil conta hoje com 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos. Em comparação com o levantamento anterior, realizado em novembro do ano passado, o crescimento no último trimestre foi da ordem de 22%.

LEIA MAIS

→ ABVE não considera mais híbridos leves de até 48V como eletrificados

→ Isenção de IPVA só para híbridos em São Paulo é discriminatória, critica ABVE

Tão importante quanto o maior número de carregadores é onde eles estão sendo instalados de forma a assegurar maior alcance e conforto para proprietários dos 208 mil veículos a bateria o híbridos plug-in que já rodam pelo País, sendo 93,1 mil integralmente elétricos e 115,3 mil híbridos plug-in.

Em novembro, 1.263 municípios contavam com eletropostos ou algum tipo de infraestrutura de carregamento, universo ampliado para 1.363 localidades agora, variação positiva de 8%.

 

Região nov/24 fev/25 Evolução
Norte 38 47 23,7%
Centro-Oeste 107 121 13,1%
Nordeste 294 326 10,9%
Sudeste 479 506 5,6%
Sul 345 363 5,2%
Total 1.263 1.363 7,9%

 

“O crescimento é notável no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da eletromobilidade por todas as regiões brasileiras e o processo de interiorização da infraestrutura”, destaca a ABVE, que apurou também o perfil dos equipamentos instalados.

Do total de eletropostos, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto um número bem mais tímido ainda, 16% (2.430), dispõe carregadores rápidos (DC).

Apesar disso, a oferta de carregadores rápidos tem aumentado em ritmo mais acelerado. Com relação aos 1.516 contabilizados em novembro, o salto foi de 60%. No mesmo período, o número de carregadores lentos avançaram 17% — eram 10.621 há três meses.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás