A Tupy anuncia contratos de fornecimentos para duas montadoras de caminhões do País com oferta de motor 13 litros, que segundo a multinacional brasileira, juntas detém 50% do mercado na categoria.
A empresa informa que será responsável pelo desenvolvimento e produção de componentes estruturais, como também se encarregará da fundição, usinagem e pré-montagem de cabeçotes de motor com início em 2027. Um segundo projeto, previsto para partir de 2028, também produzirá o bloco de motor.
LEIA MAIS
→Marcas do Grupo Traton terão plataformas comuns
→Tupy irá produzir biometano em parceria com a Seara
→MWM cria linha exclusiva para produzir motores MAN
A empresa estima que os contratos gerem receita adicional de R$ 250 milhões por ano. O movimento aumenta o conteúdo local, com a substituição de peças importadas.
A Tupy não confirma, mas cabe lembrar que a MWM, hoje controlada pela multinacional, é a responsável pelo fornecimento de motores MAN presentes em alguns modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Depois, em 2022, o Grupo Traton, dono da VWCO, MAN e Scania, revelou planos de sinergia, nos quais a nova geração de motor de 13 litros, desenvolvido Scania, seria a base comum para as outras marcas da companhia.
Foto: Divulgação MWM
- Produção de caminhões recua 15% em janeiro a espera do impulso do Move Brasil - 6 de fevereiro de 2026
- Produção de chassi de ônibus inicia ano em ritmo estável - 6 de fevereiro de 2026
- Rimatur aumenta a frota com a Marcopolo - 5 de fevereiro de 2026


