Empresa será responsável por produção de componentes estruturais, fundição, usinagem e montagem de cabeçotes para duas fabricantes

A Tupy anuncia contratos de fornecimentos para duas montadoras de caminhões do País com oferta de motor 13 litros, que segundo a multinacional brasileira, juntas detém 50% do mercado na categoria.
A empresa informa que será responsável pelo desenvolvimento e produção de componentes estruturais, como também se encarregará da fundição, usinagem e pré-montagem de cabeçotes de motor com início em 2027. Um segundo projeto, previsto para partir de 2028, também produzirá o bloco de motor.
LEIA MAIS
→Marcas do Grupo Traton terão plataformas comuns
→Tupy irá produzir biometano em parceria com a Seara
→MWM cria linha exclusiva para produzir motores MAN
A empresa estima que os contratos gerem receita adicional de R$ 250 milhões por ano. O movimento aumenta o conteúdo local, com a substituição de peças importadas.
A Tupy não confirma, mas cabe lembrar que a MWM, hoje controlada pela multinacional, é a responsável pelo fornecimento de motores MAN presentes em alguns modelos da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Depois, em 2022, o Grupo Traton, dono da VWCO, MAN e Scania, revelou planos de sinergia, nos quais a nova geração de motor de 13 litros, desenvolvido Scania, seria a base comum para as outras marcas da companhia.
Foto: Divulgação MWM
Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos
O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…
Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…
Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…
Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…
Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo