A Cummins comemora avanços em seu projeto com a Vale e a Komatsu para desenvolver um caminhão de transporte de mineração movido a etanol/diesel. Nesta segunda-feira, 23, anunciou o “bem-sucedido comissionamento de uma nova célula de teste de combustível a etanol, um marco significativo no programa conjunto anunciado há quase um ano”.

O objetivo é adaptar motores a diesel já existentes nos caminhões de transporte da Komatsu para operarem também com etanol. Os veículos modificados, com capacidade de 230 a 290 toneladas, serão os primeiros desse porte a utilizar etanol no tanque, em proporção que pode chegar a até 70%.

LEIA MAIS

Cummins perde R$ 220 milhões/ano por causa de peças falsificadas

Os testes com o motor QSK60 devem continuar até 2026, quando serão iniciadas as avaliações em campo nas instalações da Komatsu.

“Os sistemas bicombustíveis etanol/metanol e diesel oferecem benefícios significativos à indústria de mineração, incluindo a possibilidade de descarbonização de até cerca de 70%, reduzindo dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e material particulado ao mesmo tempo em que mantêm a produtividade e o desempenho exigidos,” explica Luke Mosier, líder de Programas de Inovação da Cummins.

A grande vantagem do projeto, segundo o executivo, é que as mineradoras poderão utilizar o combustível alternativo aproveitando a infraestrutura existente em suas operações, com utilização das atuais frotas, instalações e equipes.

Para Ricardo Alexandre, vice-presidente de Mineração da Komatsu Brasil, o projeto de bicombustível diesel/etanol focado em operações no Brasil é um passo significativo no avanço de tecnologias de transição que apoiam a descarbonização da mineração:

“Ao combinar os dois combustíveis, buscamos alcançar resultados concretos no curto prazo, resultados que podem gerar mudanças reais no campo. Mais do que um marco tecnológico, essa iniciativa aprofunda a relação de confiança entre Komatsu, Vale e Cummins, e reforça nosso compromisso conjunto com um futuro mais sustentável”.


Foto: Divulgação/Cummins

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!