Em sua primeira visita oficial ao Brasil após assumir o cargo de CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, participou na quarta-feira, 9, do início das comemorações dos 50 anos do Polo Betim e da Fiat no Brasil, e na quinta-feira, 10, da inauguração de uma nova estrutura do Safety Center dedicada a realizar testes de colisão em veículos híbridos e elétricos.
Restrito aos executivos e funcionários, os dois eventos aconteceram no complexo mineiro da Stellantis. O primeiro também celebrou o marco de 18 milhões de veículos produzidos na fábrica inaugurada há 49 anos, representado pelo SUV Fastback Hybrid,
LEIA MAIS
→Primeiro semestre tem a Fiat (mais uma vez) comandando as vendas
→Betim, Goiana, Porto Real: festa na Stellantis brasileira com nomeação de Filosa.
Além de Filosa, também na comemoração o presidente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, e demais dirigentes da empresa no Brasil.
“É um orgulho atingir essa marca em um momento tão emblemático, quando estamos prestes a celebrar 50 anos da planta e da Fiat no Brasil”, comentou Cappellano, destacando ser o Polo Automotivo de Betim sinônimo de pioneirismo e referência em novas tecnologias.
Ele falou tanto sobre o emblemático Fiat 147, o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo, como também dos SUVs híbridos-flex Fiat Pulse e Fiat Fastback, equipados com a tecnologia Bio-Hybrid desenvolvida pela Stellantis e líderes de segmento no mercado nacional.
“Estamos investindo R$ 14 bilhões no Polo de Betim para continuar fazendo história”, lembrou Cappellano, revelando que do total lá produzido mais de 4 milhões de veículos foram exportados para 37 países.
A fábrica mineira conta com mais de 300 fornecedores e gera 17 mil empregos diretos, o equivalente a mais da metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.
Safety Center
Sobre o Safety Center, Cappellano destacou que a modernização do espaço representa um importante avanço tecnológico, ampliando a capacidade da Stellantis de desenvolver localmente soluções inovadoras dedicadas à segurança veicular de seus veículos, independentemente do tipo de propulsão:
“O Safety Center marca mais um passo na consolidação da América do Sul como uma região estratégica para a produção de híbridos e elétricos. Com foco em segurança, sustentabilidade e inovação, fortalecemos nossa liderança e o protagonismo no mercado sul-americano”.
Foto: Divulgação/Stellantis


