As entregas de automóveis na Europa no primeiro semestre acumularam 6,81 milhões de unidades, volume que representou leve baixa de 0,9% em relação às 6,87 milhões negociadas no mesmo período do ano passado.
Os números, consolidados pela Acea, a associação dos fabricantes da região, dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unido e o bloco da associação de livre comércio EFTA.
LEIA MAIS
→Interesse por carros elétricos recua mais na Europa
Ao fim dos seis primeiros meses, as vendas de elétricos e híbridos (leves, plenos e plugáveis) alcançaram participação de 61,1% do mercado, com 4,16 milhões de automóveis emplacados.
Os 100% elétricos acumularam 1,19 milhão de unidades, alta de 24,9%. Os híbridos plug-in somaram nos seis primeiros meses 591,5 mil modelos, crescimento de 21,2%. Por fim, os híbridos leves e plenos contabilizaram 2,38 milhões de entregas no período, volume 16% maior.
A expansão dos eletrificados contrasta com o desempenho das vendas de automóveis a gasolina e a diesel. Os primeiros recuaram 21,7% na primeira metade do ano, com 1,90 milhões de unidades. Já as entregas dos representantes do segundo grupo registraram queda de 27,5%, para 561,5 mil modelos. Ambos, chegam ao fim do período com 36,1% do mercado.
Foto: Divulgação Acea


