Empresa

François Provost é o novo CEO da Renault

Executivo francês está no grupo há 23 anos e tem experiências na Rússia, Coreia do Sul e China, além de longa trajetória na Europa

Um dia antes de divulgar os números do balanço financeiro do primeiro semestre de 2025, o Grupo Renault anunciou nesta quarta-feira, 30, François Provost como novo CEO e Presidente do Conselho de Administração da Renault S.A.

O mais importante cargo da montadora francesa estava vago há pouco mais de um mês, com a saída de Luca De Meo, que comandou a empresa por cinco anos. Nas duas últimas semanas, Duncan Minto, CFO da empresa, vinha ocupando interinamente o posto, enquanto o Conselho de Administração do Grupo Renault, presidido por Jean-Dominique Senanrd, avaliava um nome definitivo.

Francês de 57 anos, Provost assume como CEO já nesta quinta-feira, 31, um mandato de quatro anos. O executivo tem amplo conhecimento do grupo, no qual ingressou há 23 anos. Ele vinha exercendo a titularidade das áreas globais de Compras, Parcerias e Relações Públicas desde 2023.

Em nota, a empresa justificou a escolha de Provost pela sua “sólida experiência internacional em funções operacionais e estratégicas e profundo conhecimento dos desafios do setor e visão estratégica. “Além disso, suas atribuições garantirão a continuidade do desenvolvimento do grupo, especialmente em nível internacional, e por meio de parcerias.”

“Graças à sua expertise e conhecimento da empresa, seremos capazes de concluir a implementação do nosso plano estratégico, finalizar os termos do próximo e garantir sua execução bem-sucedida”, acrescentou Senard, durante reunião de formalização do novo CEO.

LEIA MAIS

→ Brasil é o sétimo maior mercado mundial do Grupo Renault em 2025

→ Boreal colocará Renault em novo patamar

“O Grupo Renault se beneficia de fundamentos sólidos, com equipes comprometidas, uma gama de produtos excepcional, marcas fortes e um modelo organizacional inovador. Esses serão ativos inestimáveis à medida que aceleramos nossa transformação em um ambiente cada vez mais exigente ”, completou Provost.

Engenheiro por formação o novo CEO ocupou vários cargos executivos na França e em toda a Europa, incluindo o de CEO da Renault-Nissan Portugal, de 2005 a 2008. Em 2010, tornou-se vice-CEO pela então Renault Rússia para depois ser Presidente e CEO da Renault Samsung Motors na Coreia do Sul ao longo de cinco anos. Posteriormente, tornou-se Diretor de Operações para a China, seguido da Ásia-Pacífico e, por fim, Diretor de Desenvolvimento Internacional.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Cotas de CKD e SKD: Anfavea ameaça ir à Justiça.

Entidade diz que não foi ouvida sobre o assunto, apesar do ofício encaminhado ao presidente…

% dias atrás

“Reinventem-se”, diz VP de Compras da VW aos fornecedores

Local da realização do The One, premiação de parceiros, foi bastante simbólico: a Ilha Fiscal,…

% dias atrás

Honda Automóveis premia 17 fornecedores

Vencedores são avaliados em diversos critérios e categorias

% dias atrás

Daniela Teixeira assume Assuntos Governamentais na AGCO

aniela Dias Teixeira é a nova diretora de Assuntos Governamentais para a América Latina da…

% dias atrás

Para enfrentar chineses no Brasil, VW importará peças e carros da China

Os componentes do sistema híbrido virão de lá e haverá desenvolvimento conjunto de novos modelos,…

% dias atrás

Anfavea divulga carta aberta contra alterações nas regras de importação

Texto também encaminhado ao presidente Lula foi emitido após BYD defender mudanças no cronograma das…

% dias atrás