Apesar do desempenho global ser de queda, não faltam motivos para a Stellantis comemorar sua atuação no Brasil. Considerando todos os seus polos industriais, a produção atingiu 403.711 veículos, expansão de 18% em relação às 342.213 unidades do mesmo período de 2024.
O complexo de Betim, MG, é o de maior volume, com 248.935 unidades no período, um aumento de 16% no mesmo comparativo. Produzida em Minas Gerais, a Fiat Strada é destaque não só no mercado interno, no qual é líder, mas também nas exportações.
LEIA MAIS
→América do Sul compensa parte das perdas da Stellantis em outras regiões
→Fiat Strada sustenta liderança de vendas em julho
A picape é o modelo feito no Brasil mais comercializado em outros países. Foram embarcadas no semestre total de 20.180 Strada, com expressiva alta de 118% em relação ao mesmo período de 2024.
No total, a Stellantis exportou 87.732 veículos, crescimento de 93% em relação às 45.414 unidades do mesmo período em 2024. O Polo de Betim é o de maior volume de produtos exportados, com 43.357 unidades embarcadas e evolução de 107% na comparação interanual.
O de Porto Real, por sua vez, é o de maior crescimento porcentual em vendas externas: foram embarcados 15.719 veículos lá fabricados, alta de 122% sobre o primeiro semestre do ano passado.
Com a palavra, o presidente Cappellano
“Os avanços em produção e exportação reafirmam a competitividade dos nossos produtos e a excelência das operações industriais no Brasil”, comemora Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul e responsável global pela Stellantis Pro One (veículos comerciais).
O executivo diz que mais do que exportar veículos, a Stellantis exporta tecnologia, inovação e inteligência automotiva desenvolvidas na América do Sul para atender toda a região.
“Nossos modelos são resultado de um processo contínuo de pesquisa e desenvolvimento local, que garante veículos cada vez mais modernos, eficientes e alinhados às necessidades específicas dos consumidores latino-americanos. Por isso, seguimos expandindo de forma consistente nossa presença nos mercados internacionais”, destaca
Segundo maior polo da empresa, o de Goiana, em Pernambuco, onde são feitos modelos Jeep e Fiat, somou produção de 119.131 unidades no semestre, volume 12% superior ao de 2024 (105.873 veículos).
No Rio de Janeiro, o complexo de Porto Real fabricou 35.645 veículos entre janeiro e junho, expansão significativa de 60% em comparação às 22.256 unidades produzidas no primeiro semestre do ano anterior.
Foto: Divulgação/Stellantis


